Projetos e praticas de ação pedagógica
Por: julianamorette • 11/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.685 Palavras (7 Páginas) • 630 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA-
ENSINO INFANTIL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
HÁBITOS DE HIGIENE E SAÚDE
Francielle Naiane Da Silva RA:1845595
JUIZ DE FORA - MG
2019
- TEMA
O tema proposto foi “Hábitos de higiene e saúde – amigos da higiene”, onde ao decorrer do projeto conscientizará os alunos sobre a importância dos hábitos e higiene.
- SITUAÇÃO PROBLEMA
Visto que muitos alunos ainda não utilizam os meios de higiene corretamente. Então como fazer com que os alunos desenvolvam hábitos de higiene?
- Justificativa e embasamento teórico
Diariamente nos deparamos com alunos dizendo “não gosto de escovar os dentes”, “que coisa mais chata ter que ficar lavando as mãos antes de comer”. Muitas vezes a escola até tem uma campanha de higiene, mas não conseguem atrair a atenção das crianças, as vezes até atraem na hora, mas se passando uns dois, três dia eles já esquecem.
O projeto “Hábitos de higiene e saúde” é uma proposta onde possibilita uma aprendizagem sobre este tema deixando mais prazeroso e fixador onde será um conjunto entre a escola e a família para que assim os alunos tenham conscientização dos hábitos e passem a utiliza-los diariamente de forma correta.
Porem muitas vezes a escola é a extensa de casa e por conta disso é importante que os hábitos não sejam apenas comentados ou citados é de suma importância incentiva-las
De acordo com o Ministério Público da Educação:
“A educação não deve se limitar, pois somente se tornara efetiva quando promover mudanças de comportamentos. A comunidade escolar não deve apenas contribuir para que os alunos adquiram conhecimentos relacionados com a saúde. Outra coisa é agir no sentido de que todos os que estão no ambiente escolar adquiram, reforce ou melhores hábitos, atitudes e conhecimentos relacionados com higiene e saúde”
Outros também destacam que higiene é importante para a saúde pois é a partir dos hábitos adquiridos que evitamos muitas doenças.
[...]os conceitos cotidianos das coisas e das vivencias são conhecidos pelas crianças muito antes de serem estudados de maneira especifica na escola. Esses conhecimentos estão impregnados de grande experiência empírica. Por isso, para o estudo dos conceitos científicos em aula, faz-se necessários, antes de mais nada, determinar ou tomar conhecimento de qual a compreensão que as crianças possuem, no dia a dia, sobre estes conceitos. (GASPARIN 2007, p.19-20)
É relevante que precisamos considerar os conceitos do cotidiano dos alunos. Por isso foi pedido que produzissem um texto sobre o tema proposto onde iremos medir o conhecimento deles sobre o assunto com a intenção de relacionar o que eles já sabem com o conteúdo a ser trabalhado.
Tem sido um desafio muito grande na educação, tratar da higiene, pois tratamos de hábitos que são preciso todos os dias, então devemos inseri-lo no dia a dia escolar.
Portando é necessário que a partir deste projeto surja uma conscientização dos alunos e seu pais , pois depende também da família porque de nada adianta na escola utilizarem os métodos de higiene e chegarem em suas casas não utiliza-los , sabemos então, que primeiramente o incentivo tem que partir dos pais ou responsáveis, por conta disto antes do projeto ser iniciado as professoras poderão entrar em contato com os pais para obter melhores resultados
- Público Alvo
Serão destinados aos alunos do 3°ano, 4°ano e 5°ano do ensino fundamental.
- Objetivos
Objetivo Geral: Fazer com que os alunos despertem o interesse pelos hábitos de higiene, criando noções de higiene, onde levará os alunos a fazerem uso diários de vários hábitos de higiene
Objetivos Específicos:
- Mostrar aos alunos a importância dos principais hábitos de higiene
- Ampliar o conhecimento dos alunos mostrando os diversos hábitos de higiene
- Reconhecer a higiene dos dentes e do corpo a partir de situações práticas vivenciadas pelo professor
- Mostrar que a falta de higiene pode causar doenças
- Construir atividades onde que gerem o interesse das crianças, e que elas as utilizem de forma prazerosa.
- Enfatizar os hábitos de higiene, corporal, bucal, etc.
- Favorecer os alunos hábitos que são necessários utilizarmos em nosso cotidiano.
- Imitação e reprodução de hábitos como escovar os dentes, lavar a mãos, pentear os cabelos, tomar banho, etc.
- Diagnosticar como é o dia a dia de cada aluno
- Promover atividades lúdicas sobre este assunto
- Incentivar os pais dos alunos em reuniões
- Construir cartazes em frente as salas de aulas onde iram sempre estarem vendo para memorização dos hábitos
- Pedir aos alunos para adotar hábitos de autocuidado respeitando as limitações de seus corpos
- Discutir com eles sobre oque pode ocorrer com a falta de higiene em nossas casas
- Identificar as partes do corpo e mostrar a higiene em que cada uma necessita
- Ensinar através de um espelho quais são os cuidados que devemos ter com nosso corpo e com nossa higiene.
- Valorizar a autoestima das crianças independente se estiverem limpas ou não.
- Percurso Metodológico
O projeto será dividido em 4 etapas, onde trabalharemos em sala de aula e no laboratório de informática para a melhor fixação deste conteúdo, após o desenvolvimento faremos atividades fora da sala de aula como por exemplo no pátio da escola, no parque entre outros.
1°Etapa: os alunos sentaram em círculo, onde o professor irá iniciar uma roda de conversa pra diagnosticar oque eles sabem sobre a higiene, podendo então medir o conhecimento de cada um sobre o assunto. Deixando um tempo livre para que os aluno se socializem entre eles para que um conte sua experiencia para outro e assim por diante.
2°Etapa:Explorar textos sobre a higiene, de forma mais prazerosa podendo levar os alunos para a biblioteca onde podem ler livros, revistas e jornais. O papel do professor é fundamental nesta etapa pois a partir do que os alunos acharem em suas explorações o professor deverá explicar quais são os procedimentos a partir destas novas descobertas. Após isso deveram retornar à sala de aula e o professor pedira aos alunos recortes do jornais e revistas de produtos de higiene logo após, ira chama-los de “amigos da higiene” e assim explicará o contexto de cada um.
...