Propostas Pedagógicas Interdisciplinares nos anos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Por: Marilb • 17/9/2019 • Trabalho acadêmico • 842 Palavras (4 Páginas) • 381 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
Lays Reis carvalho
MARILAINI LUIZ BAILONA
PRODUCAO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO –
Propostas Pedagógicas Interdisciplinares nos anos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
[pic 4]
Anápolis
2019
Lays Reis carvalho
MARILAINI LUIZ BAILONA
PRODUCAO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO –
Propostas Pedagógicas Interdisciplinares nos anos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Portfólio apresentado ao curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares.
Tutor eletrônico: Nathalia Rosseto Andrade
Tutor de sala: Daniela de Jesus Pires
Anápolis
2019
INTRODUÇÃO
É de fundamental importância o estudo da BNCC, pois representa um avanço relevante frente às propostas curriculares hoje existentes e concretiza um passo significativo em pontos importantes.
Nas diretrizes, o currículo do ensino fundamental tem uma base nacional comum e, dessa forma, deve ser atendida por todas as escolas. Dentre as disciplinas obrigatórias estão: língua portuguesa, educação física, matemática, história e geografia.
A união das diversas áreas de conhecimento no trabalho pedagógico leva a interdisciplinaridade de docentes e discentes.
A Base Nacional Comum Curricular é um ponto de partida para que as unidades da Federação definam suas propostas curriculares e as escolas, seus Projetos Político-Pedagógicos (PPPs).
Propostas Pedagógicas Interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino fundamental
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece um conteúdo similar nas instituições de ensino em todos país, de modo que alunos das mesmas series possuam o mesmo conhecimento independente da região que façam parte ou da instituição de ensino que estudem, garantindo um conteúdo minimo a ser apesentado nas escolas, bem como politicas pedagógicas padronizadas, visando um melhor aprendizado para o aluno, fazendo com que metodologias pedagógicas seguem o mesmo objetivo, uma padronização um modelo onde forneça aos alunos as mesmas condições pedagógicas.
As Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental, ou DCNs, são um conjunto de parâmetros, princípios, fundamentos e procedimentos que servem para nortear a educação básica.
A BNCC – Matemática propõe ao Ensino Fundamental –cinco unidades temáticas (Números, Geometria, Álgebra, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística) as quais organizam os objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) relacionados às suas respectivas habilidades (aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares).
A BNCC propõe que a Geografia possibilite aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental reconhecer e comparar as realidades de diversos lugares de vivência assim como identificar a presença ou ausência de equipamentos públicos e serviços básicos essenciais.
No ensino de História, de acordo com a BNCC, é a formação da identidade dos estudantes considerando o tempo, a realidade e o espaço ao qual estão vinculados. Já no ensino de Língua Portuguesa dá continuidade às práticas de oralidade e escrita iniciadas na Educação Infantil no campo de experiência oralidade e escrita.
A formação docente, tem de se basear não apenas no saber específico acerca daquilo que ensina, mas também de como se ensina e de como se avalia, na reflexão constante sobre a prática, a partir do estudo aprofundado dos construtos específicos da Educação. Os professores de uma mesma classe devem realizar a interdisciplinaridade através da elaboração de um projeto voltado para a investigação, intervenção e realização de atividades.
É preciso saber identificar os conteúdos de outras disciplinas que serão trabalhados em parceria com uma determinada disciplina, a fim de descrever, explicar, prever soluções e executar as ações.
...