Psicologia Organizacional
Seminário: Psicologia Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marosticaa • 7/8/2014 • Seminário • 411 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
Psicologia Organizacional
Área de atuação
A psicologia organizacional é a psicologia que atua nas organizações: empresas, ONGs, instituições, governo. O papel do psicólogo nas organizações é o de um profissional que desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, em geral. Se ele atua em uma empresa por exemplo, ele pode contribuir com a estruturação ou reestruturação da empresa como um todo: desde o número de funcionários até a faixa salarial de cada um deles.Cabe ao psicólogo organizacional entender os fenômenos relacionados à vida do sujeito e seu contexto. Esses profissionais desenvolvem atividades nas seguintes áreas de atuação: Recrutamento: Trabalham em parceria com os gerentes de áreas. O psicólogo identifica os candidatos e o gerente de área escolhe quem fará parte de seu time de trabalho. O psicólogo orienta os gerentes em suas dificuldades e dúvidas, de forma a garantir que o perfil profissional seja o mais indicado para determinada função e esteja relacionado aos objetivos e política da empresa e à cultura da qualidade. Treinamento: Desenvolvem uma série de treinamentos, que são programados a partir do levantamento de necessidades da empresa. Consideram os treinamentos como educação, auxiliando na mudança de hábitos e na transmissão de conhecimentos e valores. Como meios de levantamento de necessidades, utilizam a administração de desempenho; as reclamações e sugestões de clientes internos e externos; o número de acidentes do trabalho; as solicitações das gerências para sanar alguma dificuldade em seu setor de trabalho, as auditorias e as transformações em nível mundial. Auditorias: Para a manutenção dos níveis da qualidade por toda a empresa, seus profissionais desenvolvem um conjunto de atividades relacionadas às auditorias. São responsáveis pela escolha e formação/treinamento dos futuros auditores para a qualidade e pela realização das auditorias propriamente ditas. As auditorias são meios de detectar se as pessoas estão conscientes dos objetivos da qualidade, bem como é uma oportunidade para conversar e perceber as dificuldades enfrentadas pelos colaboradores no ambiente de trabalho. Realizam trabalhos referentes à formação de líderes organizacionais; desenvolvimento de equipes de trabalho e treinamentos ao nível de gerência, de modo a transformar gerentes técnicos em gerentes de recursos humanos.
Psicologia Jurídica
No trabalho da Psicologia Jurídica, a Psicologia pode contribuir com o Direito em diferentes áreas, num processo de complementaridade e de mútua influência, sem que, nesse processo, cada uma das duas ciências abandone seus limites e especificidades.
Áreas de atuação: Psicologia dos Juizes, Psicologia dos Jurados e dos Testemunhos, Psicologia Penitenciária, Psicologia Policial, Psicologia Jurídica (aplicada aos Tribunais), Vitimologia, Criminologia, Mediação, Assistente Técnico.
...