Psicologia do Senso Comum
Por: Thais Antonielli • 3/11/2018 • Trabalho acadêmico • 483 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Atividade I Psicologia - CLEUZA ROSA DE SOUZA
14.05.2018
Psicologia do senso comum
Trata-se de um conhecimento acritico, espontaneneo, baseada em intuicões e opiniões sem fundamentaçao teorica solida cientifica, e contruido na experiencia do dia a dia de cada um.
O senso comum de modo geral são as açoes diarias das pessoas, costumes que vem sendo passado de geração para geração, onde se acredita em coisas como: cortar cabelo na lua crescente, leite com manga faz mau.
Psicologia cientifica
Trata-se da ciência que estuda os processos mentais através de três dimensões: cognitiva, afetiva e comportamental. Onde entendimento psicológico das situações com as quais se deparam. Talvez isso se deva a popularização que o termo ganhou a partir do século passado graças, principalmente, a mídia (revistas, jornais, radio, televisão e, mais recente, a internet).
A Psicologia cientifica está ligada a ações comprovadas por meio de pesquisa, onde o senso comum deixa de ser a verdade cultural, e a ações são comprovada em forma de pesquisa.
Dentro da historia da Psicologia são tratado de vários caminhos, vou iniciar sobre a subjetividade: e a síntese singular individual que cada um de nos vai construindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiencias da vida social e cultura; e uma síntese que nos identifica, de um lado, por ser única, e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que constituem são experienciados no campo comum da objetividade social.
Essas teorias serviram de base para o leque de possibilidade de abordagens que surgiram ao longo XX. Atualmente, podemos classifica-las em:
Abordagem biológica – a psicologia ou a neurociência relaciona o comportamento com eventos elétricos e químicos que ocorrem dentro do corpo(cérebro e sistema nervoso)
Abordagem comportamental – o behaviorismo acredita que o comportamento e controlado por estímulos externos e, e por isso, estuda como comportamento e adquirido ou modificado seu comportamento.
Abordagem cognitiva – os psicólogos cognitivistas acreditam que o conhecimento afeta o comportamento e, por isso, estuda a cognição e outras processo mentais como a percepção, a memoria, a linguagem, o raciocínio, as decisões e soluções dos problemas.
Abordagem psicanalítica ou psicodinâmico – os psicólogos enfatizam a importância das influencias dos processos de comportamento.
Abordagem fenomenológica – as teorias humanistas baseiam-se na motivação das pessoas para crescerem no âmbito psicológico, a influencia das relações interpessoais na autoimagem de uma pessoa e a importância da escolha e do auto direcionamento nos desafios para atingir a realidade pessoal.
...