PÓS GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR
Por: Diniz Diniz • 14/3/2021 • Resenha • 649 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR
DIMITRI DINIZ ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
Trabalho da disciplina: Aspectos da prática docente e questões atuais da educação (NPG1013)
São Luís-MA
2021.1
Avaliação de processos para a formação docente fundamentados na perspectiva dialógico-problematizadora: categorias de análise.
Referências: Marcelo Lambach, Carlos Alberto Marques, Antônio Fernando Gouvêa da Silva.
Inicialmente, destacamos que o foco do estudo é na formação docente no Brasil, como podemos perceber no enunciado. O presente artigo se dispôs a avaliar a formação dos professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.
O texto critica a formação tradicional dos professores, considerando que o modelo de formação pedagógico-didática era limitado ao domínio dos conteúdos do conhecimento logicamente organizados, bem como os professores adquiririam a prática com a Vicência em sala de aula
Sob ótica freiriana, os autores buscam na Formação Continuada ou na Formação Permanente dos docentes encontrar professores que não estejam presos ao modelo e educação bancária. Onde o conhecimento é passado do professor para o aluno de maneira vertical e sem reflexão.
O artigo nos mostra que a direção metodológica para os processos de formação docente organizados na perspectiva freiriana e nos parâmetros analíticos. Assim, consideram-se as seguintes etapas para tal concepção: Levantamento Preliminar, Análise das Situações Significativas e Escolha das condições, Diálogo Descodificadores e a Redução temática.
Cabe destacar o presente estudo trata-se de uma avaliação em 2016 acerca de uma pesquisa de campo relativa ao doutoramento dos autores sobre a formação de professores de ensino de química na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa perspectiva, os autores avaliaram vários professores que atuavam em escolas públicas estaduais de Curitiba e Região Metropolitana.
Após a seleção dos professores que iriam participar do estudo, foram elaboradas proposta de critérios que seriam utilizados como percurso analítico de ações formativas docentes numa visão dialógico-problematizadora. Os professores, após os encontros deveriam adotar esses critérios nas suas aulas no dia a dia.
Os critérios foram os seguintes:
I – Concepções dos professores sobre o Ensino de Ciência – QFB
II – Pesquisas qualitativas inicias realizadas por professores no estudo da realidade;
III- Seleção de falas coletadas na pesquisa inicial, proposição dos temas e contratemas
IV- Formulação das problematizações e indicação de conteúdos relacionados;
V – Organização de atividade/aulas
Esses critérios forma utilizados como norte de análise das ações formativas dos professor e quanto à visão que estes tinham em relação ao ensino de jovens e adultos no EJA a fim de identificar na fala desses professores qual a concepção de ensino que eles possuíam: se uma visão bancária/tradicional ou uma visão dialógica-problematizadora/ crítico-libertadora como preconizado por Paulo Freire.
...