QUESTÕES DISCURSIVAS
Por: Elisangela Peixoto • 26/11/2018 • Trabalho acadêmico • 442 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
Questão A
Paulo Freire, em sua pedagogia da autonomia diz: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. A afirmação do educador coloca como indispensável à dialogicidade da troca de conhecimentos. Acadêmico, escreva um texto de 10 a 15 linhas explicitando sobre a importância da interação entre professor e aluno e como podemos pensar a relação de ensino e aprendizagem na perspectiva histórico-crítica.
Resp. A interação entre professor e aluno é fundamental no processo de aprendizagem, na organização da turma, pois abre espaço para o diálogo possibilitando assim a afetividade como também a democracia, a qual o professor divide a responsabilidade, o emocional, a condição social de cada aluno. O que facilita o trabalho do currículo ao contexto da turma, adequando a sua realidade. Sem falar que é na interação professor aluno que há a troca de conhecimento, troca essa que deve ser estimulada no dia-dia em sala de aula agregando valores, visto que relações humanas são fundamentas na formação do cidadão facilitando a aquisição de novos conhecimentos e comportamentos. Segundo Pérez Gomes: “A função do professor é ser o facilitador, buscando a compreensão comum no processo de construção do conhecimento compartilhado, que se dá somente pela interação.” Fortalecendo assim o ciclo de geração de conhecimentos mútuo.
Questão B
A professora Tereza trabalha na mesma instituição de ensino há mais de 15 anos. Não realiza planejamento das aulas, pois há tanto tempo como professora, utiliza recursos e ideias de anos anteriores. Acredita que, desta forma, é mais fácil de trabalhar com os alunos, afinal, o conteúdo é o mesmo. A postura da professora está correta? Caso você fosse professor desta escola, trabalharia da mesma forma? Comente entre 10 e 15 linhas.
Visto que o planejamento é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem observa-se que a professora Tereza apresenta uma postura errônea ao não apropriar-se desse instrumento. Sabe-se que o planejamento é um elemento essencial que possibilita, ou melhor, que deve ser sempre avaliado e refeito no decorrer do processo, pois cada turma tem características próprias, como e o contexto social mutável requer a cada época adaptações, há revolução nos paradigmas educacional, e isto indica que a formação do ser humano passa por transformações. É o planejamento que possibilita ao professor avaliar a sua prática pedagógica. Segundo Libâneo: “O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.” Dessa forma planejando, as aulas da professora ficariam muito mais dinâmicas e organizadas facilitando assim o desenvolvimento dos conteúdos e a aprendizagem dos discentes.
...