Qual é o papel da arte na educação contemporânea
Por: camposrodrigues • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 364 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
“Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea? ”.
Umas das principais necessidades trazidas pela sociedade contemporânea é o repensar acerca do significado do conhecimento, e nessa sociedade contemporânea de muitas informações a educação entra para orientar criticamente, sobretudo as crianças e jovens, na busca de uma informação que os faça crescer e não embrutecer. Nesse sentido é preciso de uma educação que não fomenta reprodução de estereótipos já que a sociedade contemporânea gira em torno de um apelo visual no qual gera massificação de opiniões, comportamentos, valores éticos e morais e sensos estéticos.
Para garantir a igualdade, a construção de saberes, a compreensão do que se faz no país e no mundo, e a resposta para a formação de cidadãos com competência estética, capazes de dialogar com os códigos e de reconhecer as semelhanças e as diferenças dos diversos contextos culturais a arte é um instrumento fundamental para o indivíduos, já que permite a tomada de consciência de que há sempre mais do que uma solução para a resolução de um problema e mais do que uma resposta para uma pergunta. São as artes que propagam os significados que não podem ser transmitidos através de nenhum outro tipo de linguagem, por isso é que não se pode conhecer um país sem entender a sua cultura.
Dessa forma, a educação através da arte pode ser agente de transformação social, desde que haja uma certa compreensão dessa amplitude multicultural, é em uma sociedade multicultural precisamos de aproximações e semelhanças, e a arte como área de conhecimento reflete as perspectivas e as experiências e os valores daqueles que a criam, já que ela enfrenta ideias e valores. Nesta perspectiva, a arte na educação apresenta-se como um fator de estímulo da consciência cultural do indivíduo, e pode ser um poderoso instrumento de afirmação da singularidade na diversidade. Esta é a razão pela qual a arte tem que ser desenvolvida de forma tão aprofundada como as restantes, porque é a arte que possibilita a aquisição de competência especifica e favorece o relacionamento entre os componentes educativos e entre arte e cultura, a educação tem que ter consciência de que sem o aprendizado de artes haverá uma experiência de aprendizagem limitada.
...