Projeto Arte em Papel
Por: Marisca1234 • 9/3/2021 • Projeto de pesquisa • 1.823 Palavras (8 Páginas) • 710 Visualizações
EMEII PROFª
PROJETO ARTE COM PAPÉIS
MATERNAL II
Professoras
Coordenadora:
Diretora:
SUMÁRIO
1 Introdução_________________________________________________________3
2 Objetivo___________________________________________________________4
2.1 Objetivo geral_____________________________________________________4
2.2 Objetivo específico_________________________________________________4
3 Metodologia________________________________________________________5
3.1 Recursos_________________________________________________________9
4 Justificativa_________________________________________________________10
5 Avaliação __________________________________________________________10
Referências Bibliográficas _______________________________________________10
1 Introdução
Neste projeto direcionamos a importância da brincadeira com diversos papéis para o desenvolvimento infantil, trabalhando para construir seu conhecimento com interesse pela aprendizagem, de forma prazerosa.
A brincadeira está inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança: 1. conviver, 2. brincar, 3. participar, 4. explorar, 5. expressar e 6. conhecer-se.
A partir dos seis direitos, a BNCC estabeleceu também os campos de experiência, fundamentais para que a criança possa aprender e se desenvolver:
O eu, o outro e o nós;
Corpo, gestos e movimentos;
Traços, sons, cores e formas;
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
A brincadeira é, portanto, uma parte fundamental da aprendizagem e desenvolvimento da criança, momento em que ela exercita todos os seus direitos e estabelece contato com os campos de experiência, como protagonista de seu desenvolvimento.
Arte com papéis é um processo de desenvolvimento para o aluno na construção do conhecimento com o objetivo de despertar, desenvolver e contribuir para sua capacidade de criação e expressão artística. Diversos papéis podem ser utilizados em vários momentos do processo de ensino-aprendizagem, sendo de grande importância na busca do conhecimento, permitindo avanços no desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo.
O uso do papel no processo de ensino apresenta-se como instrumental metodológico e pedagógico de significativa importância, pois além das vantagens já colocadas, traz a sua natureza e caráter, a interdisciplinaridade com a qual se dinamiza todo o processo de ensino-aprendizagem.
O objetivo de rasgar ou amassar a folha de uma revista, ou jornal, uma folha de sulfite, é estimular a coordenação motora fina e o domínio do movimento de pinça. É na educação infantil que os alunos adquirem a capacidade e a habilidade de segurar e rasgar com firmeza, em atividades direcionadas e rotineiras.
Também trabalha-se com a rasgadura, a percepção sensorial e a concentração, o objetivo é o desenvolver de sua curiosidade, o aprimorar e o adquirir novas habilidades, trabalhando a coordenação motora fina e grossa, além do raciocínio e o movimento de pinça, ou a preensão manual dos objetos.
2 OBJETIVOS
- Integrar e motivar as crianças através da utilização de diversos tipos de papéis;
- Desenvolver a oralidade e a coordenação motora através de dobraduras e recortes;
- Explorar cores e texturas e variedades de papéis;
- Contribuir para a criação de valores humanos, utilizando como instrumento as diversas modalidades da milenar arte em papel.
- Um simples pedaço de papel pode se transformar em coisas maravilhosas, até mesmo em verdadeiras obras de arte, trabalhando a criatividade, a coordenação motora. São montados a partir de cortes, dobras e encaixes de papel, mantendo a originalidade de um trabalho artesanal que exige muita precisão e capricho.
- Manipulação de revistas (folhear, rasgar o papel, amassar, enfim… brincadeiras que auxiliem manipulação motora).
2.1 Objetivo Geral
Levar para a criança a oportunidade de conhecer a importância da arte em sua vida como um todo, apresentando práticas racionais de uso de materiais que não agridam o meio ambiente, descartando materiais tóxicos (EVA) nas atividades pedagógicas.
Criar formas de incentivo proporcionando à criança descobertas através da arte, sanando dificuldades sociais, emocionais e motoras. Validar a arte da criança as suas escolhas, sua maneira de se expressar, assim possibilitando conhecer a visão de mundo da criança, suas experiências e imaginação.
Assim, a imaginação da criança poderá ser ampliada ou restrita, isso tudo irá depender do que é disponibilizado aos alunos em questão.
2.2 Objetivo específico
Conhecer e adotar prática de uso racional dos recursos naturais no dia a dia através da arte.
Criar condições de economia reaproveitando materiais como papeis usados.
Inserir papéis novos e usados, incentivando o hábito do desenho, recorte, colagem, rasgadura, pintura, entre outros. Estimular o gosto pela arte, incentivar o desenvolvimento cognitivo motor, desenvolver a curiosidade da criança, despertando o interesse pela arte como fonte de prazer, entretenimento e conhecimento sociocultural.
Promover o conhecimento de materiais diversos como papéis e outros. Conhecer novas técnicas de expressão, mostrar a relação entre o desenho e seus primeiros rabiscos e ajudar a criança a expressar suas emoções da arte.
3 METODOLOGIA
- Desenho livre;
- Cartazes;
- Observação de figuras;
- Releitura de obras;
- Mosaico;
- Autorretrato;
- Recorte e colagem;
- Pintura;
- Rasgadura;
- Amassar;
- Esta atividade ajuda a criança a controlar melhor sua ação motora para poder rasgar e amassar direito e com limites, ajuda ela a manipular materiais para transformá-los em novos materiais estimulando a criatividade, a percepção visual, a atenção sustentada para persistir na atividade até concluí-la, reduzir movimentos inúteis ou desestabilizadores para fazer direito a atividades, etc. Além disto, manipular este tipo de material deixa a criança mais íntima e familiarizada com letras, números e material impresso.
- Dobraduras simples.
- As dobraduras estimulam noção de proporção, espaço, linearidade na ação motora, criatividade, atenção seletiva e sustentada e memorização de formas e sequências. Dependendo do material que será dobrado, ajuda a criança a usar sua força de acordo com a resistência do material.
Enfim, estas brincadeiras devem ser realizadas em casa e na escola a fim de sejam amplamente desenvolvidas pela criança antes que ela chegue na fase de alfabetização. Além disto, engajam os pais a participarem de meios lúdicos junto aos seus filhos aprofundando as relações afetivas e conhecimento espontâneo acerca do que seu filho gosta e de como ele reage a desafios e erros.
...