Questão racial na escola
Por: july28 • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 291 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
Questões
1- O que caracteriza o jogo?
São as regras, tempo e espaço.
2 - Qual a diferença entre o jogo e a brincadeira?
A brincadeira pode ser sozinha ou em grupo se inicia através da imaginação, mas com o passa do tempo é necessário regras para que não haja bagunça.
3 – Vamos pensar em um exemplo de jogo e brincadeira?
Brincadeira: Carrinho,
Jogo: Boliche e Memória
http://liliajogodamemoria.blogspot.com.br/2013/05/jogo-da-memoria-para-crianca.html.
Fundamentação sobre:
A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03.
Após a aprovação da lei 10.639/03 ficou obrigatório tanto na escola particular e publica o ensino sobre a história e cultura afro-brasileira e africana, a aprovação dessa lei foi resultado das lutas de movimentos sociais que mostra a forma desvalorizada que a história e cultura afro-brasileira e africana eram tratadas no ensino brasileiro. Acredito que essa lei foi implantada pela forma que os negros eram tratados no passado que ainda hoje marca o presente.
Mesmo depois de quatro anos que foi decretada essa lei existia resistência, certo preconceito de colocar em pratica o ensino da áfrica, dos africanos e de sua cultura porque ainda se acreditava no mito da democracia racial, mas não devemos pensar dessa forma, não importa a cor da pele alias os negros são exemplos de superação, perseverança essa lei veio para conscientizar as pessoas que todos somos iguais e temos diretos iguais.
Um dos lugares onde se deveria mudar esse conceito seria na educação escolar, onde o ensino atualmente da história da cultura afro-brasileira e africana é lembrada principalmente nas aulas de história com a escravidão dos negros os professores deveria ensinar a cultura do país, deixando de falar somente os pontos negativos levando as crianças a não ter um pensamento negativo contra a desigualdade racial.
...