DIVERSIDADE ÈTNICO-RACIAL NA ESCOLA: AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho Universitário: DIVERSIDADE ÈTNICO-RACIAL NA ESCOLA: AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Osmarlei • 3/6/2014 • 322 Palavras (2 Páginas) • 915 Visualizações
FAP – FACULDADE DE PIMENTA BUENO
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSORA: HELENA CRISTINA GRILLI GAMA
ACADÊMICOS:
Andrielle Santos Sgamatti
Carlos Eduardo Assunção da Silveira
Osmarlei Sgamatti
Rosimeire dos Reis Alves
Vanda Dias Moreira
TITULO DO PLANO:
DIVERSIDADE ÈTNICO-RACIAL NA ESCOLA: AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
JUSTIFICATIVA:
Trabalhar as questões étnicas raciais com crianças pequenas pode trazer resultados positivos, uma vez que elas passam a considerar as diferenças e como a escola deve divulgar o lado positivo da historia negra. A literatura infantil “ Menina bonita do laço de fita” um clássico de Ana Maria Machado será o meio mais prazeroso para tratar desta questão com crianças, pela forma sutil e prazerosa que a autora trata a beleza negra, com muita delicadeza, com simplicidade, usando uma linguagem suave que encanta a criança, porém forte, permitindo, portanto, aos professores junto as crianças refletir sobre as questões raciais, afetivas, familiares e as diferenças de cor.
OBJETIVO:
•Valorizar a cultura afrodescendente, reconhecendo a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à literatura, arte, culinária, religião música e dança.
OJETIVOS ESPECIFICOS
•Discutir as relações raciais no ambiente escolar;
•Reconhecer e valorizar a cultura africana e afrodescendente, como formadora da nossa cultura;
•Promover o respeito pelas várias etnias;
•Reconhecer a constante presença da marca africana na literatura, na música, na culinária, na arquitetura, na linguística, na criatividade na forma de viver, de pensar, de dançar, de rezar.
ESTRATEGIAS
Com dobradura, construir casas africanas, pintar explorando também as cores e as formas geométricas utilizadas por eles.
CONCLUSÃO:
Trabalhar a questão étnico-raciais e culturais com crianças pequenas foi bastante prazeroso, pois trouxe resultados positivos, uma vez que elas passam a considerar as diferenças como algo presentes em outras questões.
A partir do que foi observado no decorrer dos trabalhos percebe-se que a escola não pode perder tempo para iniciar discussões sobre questões de gênero e raça/etnia, cidadania, sexualidade, linguagem e relações de gêneros para que se possa realmente ter uma escola inclusiva, formando para a cidadania.
...