REDAÇÃO DISSERTATIVA DA PÓS - GESTÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR
Por: ademirmachado • 28/2/2016 • Resenha • 859 Palavras (4 Páginas) • 951 Visualizações
Nome: Ademir Machado de Castro
Curso: Gestão da educação: habilitação em administração, Supervisão, Inspeção, Coordenação Escolar e Orientação Escolar
Disciplina: Gestão em Supervisão Escolar
A educação brasileira é constituída por uma estrutura organizacional, ou seja, composta por cargos e funções que vão desde o vigilante até o diretor da instituição. Sem essa divisão de funções não seria possível realizarmos uma boa gestão escolar.
Cada profissional tem suas funções a serem desenvolvidas dentro da unidade escolar. Qual é o papel do supervisor escolar dentro da escola? Ele esta sendo desenvolvido corretamente?
Libânio (2004 p. 215) destaca algumas características para o ato de coordenar/supervisionar:
A coordenação é um aspecto da direção, significando a articulação e a convergência do esforço de cada integrante de um grupo visando a atingir os objetivos. Quem coordena tem a responsabilidade de interagir, reunir esforços, liderar, concatenar o trabalho de diversas pessoas.
A legislação define as funções de cada profissional na educação de acordo com o cargo que o mesmo ocupa, porém o que vemos na prática nem sempre condiz com o que está escrito na lei.
A lei maior que rege a educação brasileira à LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 em seu artigo 64 diz que, o profissional que assume essa responsabilidade deve ser formado por meio de curso de graduação em pedagogia ou em curso de pós-graduação.
Nem sempre é o que vemos, pois em algumas situações por necessidade ou por questões políticas alguns profissionais são colocados no cargo sem a prestação de concurso, bem como, formação exigida para o mesmo.
Isabel Alarcão (2004) diz que a supervisão é uma atividade que visa o desenvolvimento profissional dos professores, em sua dimensão de conhecimento e de ação.
Para Fregonese (1998) a supervisão escolar tem como funções específicas, o relacionamento do supervisor com o corpo docente de uma escola, sua atuação deve ser em torno de métodos e técnicas de ensino para que as necessidades do educando se concretizem com maior plenitude intelectual, social e psicológica.
Dessa forma podemos perceber que o papel do supervisor escolar é o de atuar junto aos professores dando-lhes sugestões e abrindo seus horizontes, incentivando-os e instigando-os a trabalhar com projetos, de forma interdisciplinar e inovadora quebrando assim os paradigmas de aulas expositivas, conteúdo estressantes e ultrapassados, bem como, observar e identificar as dificuldades do cotidiano escolar e promover encima destes aspectos cursos de formação continuada aos professores, proporcionando-lhes uma superação de suas dificuldades e estes oferecendo aos seus alunos um melhor ensino-aprendizagem.
Bordenave & Pereira (2004) ressaltam que o papel do supervisor, em sua atuação, é de agente transformador e formador, ou seja, sua atuação vai além do convívio e relacionamento com os professores, ele deve ser formador ouvinte de opiniões, planejando e pondo em execução o dever da escola que é exercer um papel social e transformador quando está disposto a inovar e enfrentar desafios capazes de desencadear um processo de mudança.
Assim podemos perceber que o supervisor não deve se restringir apenas a supervisionar as ações, o planejamento de aulas e o diário de seus professores, mas sim dialogar e reunir-se frequentemente com os mesmos, a fim de, analisar, discutir, construir e reconstruir o Projeto Político Pedagógico, o plano de ensino, os projetos desenvolvidos na escola, etc., bem como, ouvir seus anseios e sugestões, oferecer-lhes opiniões, sugestões, discussões e cursos de aperfeiçoamento e formação continuada a fim de que fiquem motivados a inovar suas práticas pedagógicas, enfrentar seus desafios e com isso melhorar o processo ensino-aprendizagem.
...