REFLEXÃO CRÍTIVA SOBRE A TRAGETÓRIA DA GRADUAÇÃO
Por: Carolina Luz da Silva Correa • 12/11/2018 • Dissertação • 601 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
REFLEXÃO CRÍTIVA SOBRE A TRAGETÓRIA DA GRADUAÇÃO
No segundo semestre de 2011 comecei a minha graduação em Pedagogia na modalidade EAD semipresencial na UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Nesta época a EAD ainda estava se consolidando nas universidades e por ser uma modalidade de ensino que tem muita flexibilidade, principalmente para pessoas que trabalham e estudam comitantemente, estava sendo bem divulgada. Hoje percebo que esta modalidade está sendo mais procurada do que a presencial, mesmo havendo ainda muito preconceito. A EAD está sendo constantemente desafiada a apresentar resultados similares ou até melhores que a educação presencial, por haver um grande crescimento na demanda da educação continuada e também pela constante evolução das tecnologias de informação e comunicação. Outro fator importante é o custo do curso a distância ser bem menor que o presencial, pois as instituições têm menos despesas com esse formato de educação, tornando um modelo de negócio significativo.
Esta modalidade de Ensino-aprendizagem exige muito do aluno, pois o aluno tem que ir em busca de conteúdos complementares, o que também requer tempo e dedicação. A comunicação entre professor e aluno por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem se faz necessário, pois para haver um bom desempenho do aluno ambos devem estar comprometidos, compartilhando informações dentro dos fóruns, chats, webconferências e demais recursos disponíveis na plataforma tecnológica educacional.
Quando ingressei, a experiência de aprendizagem era nova, encontrei dificuldade de tempo, organização e planejamento, não sabia quando e como estudar e a demanda de atividades era grande, acabei reprovando em uma matéria logo no primeiro semestre, isso me exigiu muito mais esforço e dedicação nas demais disciplinas. Os materiais disponíveis na plataforma de aprendizagem e as referências indicadas pelos professores e tutores também foram fundamentais para meus estudos.
Houve muita dificuldade para assimilação dos conteúdos, mas com o decorrer das atividades, fui buscando mais informações na web, levando-me ao letramento digital, aprendendo como ocorre o processo informacional disponibilizado pelas redes. O autodidatismo realmente acontece e nesse processo eu fui protagonista da minha própria aprendizagem, mas sempre busquei a colaboração e o apoio dos professores e dos tutores, portanto o aluno deve ser autônomo, crítico e coparticipar do processo.
Por conta desta dificuldade vários colegas que frequentavam a minha turma acabaram abandonando a EAD, pois encontraram diferentes elementos e ações na plataforma de aprendizagem que os levaram a frustração. Grande parte dos graduandos tinha dificuldade para acessar os conteúdos de informação na web, mas os que permaneceram no curso superaram essa inabilidade tornando o obstáculo superável.
Os estágios foram ainda mais complicados, mesmo já tendo uma experiência significativa em sala de aula tive pouca orientação para a realização dos estágios no formato em que a instituição estava solicitando, desta forma houve insegurança ao aplicar as aulas que foram monitoradas por um professor que conheci no ato da avaliação do estágio. Grande parte da turma teve que refazer o estágio, pois a avaliação foi negativa para muitos estagiários. O tema para a preparação do
...