TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REGISTRO DAS DIFERENTES ROTINAS EM SALA DE AULA.

Por:   •  27/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 5

REGISTRO DAS DIFERENTES ROTINAS EM SALA DE AULA.

        Realizei meu estágio, na Escola Municipal Maria Clara Machado onde pude observar aspectos importantes sobre a pratica pedagógica. O planejamento semanal da professora Patrícia, regente da turma, está de acordo com sua pratica em sala de aula, que tem o enfoque em sempre valorizar a interação professor aluno. Nas aulas observadas teve o retorno de conteúdos antes trabalhados, reforçando ainda mais o que foi aprendido.

        A professora leva sempre em conta o conhecimento prévio dos alunos relacionando os temas trabalhados ao cotidiano deles, com atividades claras e de fácil visualização e que são corrigidas individualmente no caderno e também coletivamente no quadro. E usado durante as aulas materiais diversificados, como jogos, livros didáticos, livros de literatura infantil e brinquedos de montar, tornando a aula ainda mais interessante prazerosa e estimulante para os alunos, que se sentem envolvidos na sua aprendizagem, a professora também tem uma atenção especial com a aluna Isabella. Há presença constante da leitura, principalmente no começo das aulas, onde a professora começa sempre contando uma história, fazendo daqueles momentos, ser um dos momentos mais esperados pelas crianças. Quanto ao planejamento aqui apresentado e registrado em um caderno normal, contendo os conteúdos exigidos no planejamento anual da escola, a avaliação utilizada e a mesma todos os dias, observando o interesse e participação de todos os alunos. Foi observada também uma organização nos horários para a pratica da higiene, planejamento de brincadeiras com música e uma diversidade de conteúdos e áreas trabalhadas durante a aula tornando a relação professor e aluno cada vez mais harmoniosa. Nessa relação nota-se ainda um ambiente de afetividade pois os alunos respeitam a professora sem demonstrar medo. Percebi grande preparo por parte da professora pois as suas aulas sempre mostram grande articulação da pratica com a teoria.

        No primeiro dia, a tinha 27 alunos presentes, a professora juntamente com a auxiliar dividiu a sala em grupos de quatro alunos. Ela trabalhou a história dos números o assunto se faz necessário para que os alunos compreendam como se dá a formação dos números e como eles são necessários no seu cotidiano, no primeiro momento foi lido o texto “ A História Dos Números”. No segundo momento a professora discutiu o texto expondo no quadro números de 0 a 20. E depois os alunos foram para o pátio onde brincaram na amarelinha para que pudessem identificar os números. A participação da Isabella, foi espetacular nessa aula pois ela se interagiu bastante. No momento da amarelinha percebi uma certa dificuldade, pois ela não conseguiu brincar da forma correta, mas os alunos têm paciência com ela e a ajudaram.

       No segundo dia a professora começou a aula como sempre contou uma história discutiu a respeito, porem nesse dia a Isabella estava bastante irritada, não mostrou interesse em permanecer dentro da sala de aula, acabou atrapalhando o desenvolvimento da aula, pois os demais alunos não prestavam atenção no que a professora estava dizendo, foi um momento muito estressante pois percebi que a auxiliar não estava preparada para lidar com aquela situação não tinha um planejamento para o que deveria ser feito naquele tipo de situação . Segundo MILLS ( apud SCHWARTZAN, 1999, P.233) a educação é uma atividade complexa, pois exige adaptações de ordem curricular que requerem cuidadoso acompanhamento dos educadores e pais.

       No terceiro dia a rotina foi a mesma, mas outra vez a Isabella estava irritada, e não estava conseguindo acompanhar os alunos, ficou uma parte da aula no pátio não queria ninguém por perto. Quando ela entrou para a sala de aula as crianças estavam fazendo uma atividade sobre nome e sobrenome, como ela não tinha ouvido a história, que a professora havia contado, ela não conseguiu desenvolver a atividade, quase no final da aula ela tirou a roupa deixando todos os alunos eufóricos, rapidamente a auxiliar levou ela ao banheiro e vestiu novamente sua roupa. Foi um momento muito constrangedor e também percebi uma falta de atenção da professora e da auxiliar pois não perceberam que ela estava tirando a roupa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (296.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com