RELATÓRIO ANALITÍCO-DESCRITIVO DO PERFIL DO PROFESSOR
Por: Graça Santos • 24/6/2019 • Relatório de pesquisa • 904 Palavras (4 Páginas) • 1.800 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS / FACULDADE DA LAPA
CURSO DE PEDAGOGIA – EAD
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - EAD
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - RELATÓRIO ANALITÍCO-DESCRITIVO DO PERFIL DO PROFESSOR
Cristiane da Silva Borges
Letícia da Silva Borges
Maria das Graças dos Santos Carneiro
Monique Meirelles Xavier
MAGÉ, RJ.
20012 / 1º SEMESTRE[pic 2]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS / FACULDADE DA LAPA
CURSO DE PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - RELATÓRIO ANALITÍCO-DESCRITIVO DO PERFIL DO PROFESSOR
Relatório analítico-descritivo expandido como exigência legal do curso de Pedagogia da Fundação Universidade do Tocantins/ Faculdade Educacional da Lapa
Cristiane da Silva Borges
Letícia da Silva Borges
Maria das Graças dos Santos Carneiro
Monique Meirelles Xavier
MAGÉ, RJ.
20012 / 1º SEMESTRE[pic 3]
Introdução
Os conceitos fundamentais presentes neste relatório dizem respeito ao perfil dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.
Podemos vivenciar a realidade do perfil profissional de 16 professores da Educação Básica (8 da Educação Infantil e 8 do Ensino Fundamental) e com isso ampliar o aprendizado pedagógico com a finalidade de aperfeiçoar nossos conhecimentos adquiridos no curso de Pedagogia da Fael (Faculdade Educacional da Lapa).
O trabalho realizado abrangeu a relação de disciplinas do curso como fonte de aprendizado com a prática escolar, tendo como objetivos:
- Articular teoria e prática em relação à visão da formação e identidade docente;
- Observar e analisar a identidade e formação dos professores buscando vincular à qualidade na escola pública, aplicando aos relatos os conhecimentos adquiridos;
- Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola (formação continuada);
- Refletir a respeito de necessidades educacionais (pedagógicas), administrativas e estruturais da escola.
A observação e a prática são de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores da escola, pois quando observamos adquirimos experiência e com isso podemos analisar o perfil profissional do professor que queremos ser.
Desenvolvimento
A partir das entrevistas realizadas com professores da Educação Básica do Ensino fundamental e da Educação Infantil foi possível constatar que com esta investigação possamos definir o perfil do professor.
A maioria dos professores tem como formação inicial a Formação de Professores em nível Médio, alguns estão em fase de graduação em Universidades.
A maioria dos professores entrevistados participa de cursos de formação continuada frequentemente: sendo custeados pelos próprios professores, estes estando em pleno desenvolvimento profissional.
A qualidade do trabalho do professor está vinculada a uma série de condições, tais como: tamanho das turmas a que atende, horário de trabalho, tempo disponível para preparação das aulas, presença de profissional preparado para o acompanhamento e apoio na sua prática educativa e qualidade dos recursos didáticos existentes na escola.
No que se refere à formação dos professores com a postura de buscar formar-se e informar-se está relacionada diretamente a um investimento pessoal para construção de uma identidade profissional.
As maiores dificuldades encontradas no exercício da sua função são: indisciplinas, a falta de recursos adequados para um bom trabalho, infra-estrutura, pais descomprometidos com a formação dos filhos, etc.
A avaliação na Educação Infantil é feita através de relatórios descritivos, participação e desenvolvimentos cognitivo, social e físico. E a avaliação no Ensino Fundamental é feita através de provas, trabalhos, participação, socialização e cooperação.
...