Paper Perfil do Professor nas Séries Iniciais
Por: CaroolSchulze • 29/8/2016 • Trabalho acadêmico • 4.402 Palavras (18 Páginas) • 491 Visualizações
PERFIL DO PROFESSOR NAS SÉRIES INICIAIS
Caroline Mariê Schulze da Costa
Professora Tutora: Rita de Cássia
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Ped 0825 – Prática do Módulo
RESUMO
O professor desempenha um papel de extrema importância na vida escolar do educando, é nessa relação de diálogo e mediação, realizada por ele, que se permite o aluno o desenvolvimento pleno, o externar de suas próprias vivencias e criatividade. Cabe, pois ao professor mediar esses conhecimentos comuns e organizá-los de forma cientifica, mas sempre buscando meios e métodos que desperte o interesse e o prazer desses educandos na reconstrução e elaboração de novas condutas para a sua vida cotidiana. Segundo Maria Montessori a tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir. Para Montessori, o trabalho do professor é o de um Guia. Ele guia ensinando o manuseio do material, utilizando palavras exatas, orientando cada trabalho; guia ao impedir qualquer desperdício de energia ou, eventualmente, restabelecendo o equilíbrio.
Palavras-chave: Formação e profissionalização docente; perfil do Professor das Séries Iniciais (Montessoriano); Alfabetização no Método Montessori.
1 INTRODUÇÃO
O perfil do professor Montessoriano é “firme nas bordas e empático no centro”, ou seja, responde de forma empática aos sentimentos da criança e estabelece de forma firme os limites para o grupo. Além disso, através de observações, ele é capaz de inferir a intenção e as necessidades dos alunos. Os alunos entendem que podem sempre recorrer ao professor como fonte de conhecimento e auxílio. O professor não somente orienta e dá comandos, mas também incorpora comportamentos, disposições, aspirações e possibilidades do ambiente.
Neste presente trabalho apresentarei idéias diretas de um Professor Montessoriano, realizei uma entrevista com a Educadora e decidi compartihar com todos, ela responde minhas perguntas, relacionadas ao método e a alfabetização, de forma simples, respostas que ela encontra no dia-a-dia, na sua sala de aula.
2 DESENVOLVIMENTO
1.0 O PROFESSOR MONTESSORIANO E SEU PAPEL NA SALA DE AULA
O professor é um orientador, um facilitador da aprendizagem e o grande preparador do ambiente. E para isso, ele tem que conhecer seus alunos, suas necessidades, conhecer seu modo singular de aprender para preparar a sala de forma a suprir suas necessidades. Outra função é o estudo do método científico, em especial a observação e a experimentação. Assim, dá para ver em que etapa do desenvolvimento a criança está, quais as atividades que a estão atraindo, e que irá capacitá-la para a próxima etapa. Para isso, o professor deve conhecer e respeitar as necessidades e os interesses de cada estudante, de acordo com os estágios de desenvolvimento correspondentes as faixas etárias. Os alunos conduzem o próprio aprendizado e ao professor cabe acompanhar o processo e detectar o modo particular de cada um manifestar seu potencial. No sistema Montessori, a criança é educadora de si mesma. Nele, a criança aprende a assumir seu trabalho, aprende se autodisciplinar e se auto-organizar interiormente. Ela escolhe seu trabalho e o executa no seu ritmo próprio, sem a intervenção desnecessária do educador.
...