RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO ESPECIAL
Por: 828219 • 11/10/2015 • Relatório de pesquisa • 4.528 Palavras (19 Páginas) • 5.818 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
MARIA DE FATIMA GOMES CORNELLIO, RU – 08/2012.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO ESPECIAL
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO ESPECIAL
Relatório de estágio supervisionado
apresentado à UTA – Corporeidade
Inclusão, no curso de Pedagogia à
Distância do Centro Universitário
Internacional Uninter
Tutor local: Terezinha Bertuzzo
PAP - São José dos Campos - ITS.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
2 OS ALUNOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO E SEU DESENVOLVIMENTO... 05
2.1 IDENTIFIÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA............................................................05
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO..............................................05
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO...................................................................................................07
2.3.1 Caracterização dos espaços de observação ...................................................07
2.3. 2 Caracterização dos profissionais que atuam na escola estagiada ..................07
2.3.3 Descrição das atividades do pedagogo ............................................................08
2.3.4 Descrição das dimensões do trabalho pedagógico do professor (a) e da turma estagiada .................................................................................................................. 09
Plano de Estágio .......................................................................................................10
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................14
REFERÊNCIAS..........................................................................................................15
1. INTRODUÇÃO
A realização do estágio se constitui como elemento articulador entre o conhecimento teórico e a atuação na prática. Ele propicia que o aluno desenvolva uma dimensão investigativa entre os diferentes campos do conhecimento, focalizando a sua ação nos procedimentos de observação e reflexão, visando compreender e atuar em diferentes situações.
A seguir está o relatório realizado pelas alunas Priscila Domingues e Maria de Fátima entre 06/03/2013 a 30/03/2013, na escola municipal de Educação infantil EMEI Doroti da silva Cunha.
O objetivo do presente relatório é mostrar a educação especial como modalidade de ensino transversal, realizada de forma complementar ou suplementar à escolarização dos estudantes com deficiência, matriculados em classes comuns do ensino regular.
O estágio em educação especial é elemento importante para a formação do futuro docente por representar um período da aproximação com o contexto em que se atuará, promovendo vivências diversas no ambiente escolar, possibilitando a oportunidade de refletir sobre as diferentes necessidades e potencialidades dos alunos e a perspectiva de construir uma prática docente em que todos se sintam acolhidos, pois a interação é fundamental para a criança com deficiência porque ela precisa ter contato com o mundo ao seu redor.
2. OS ALUNOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO E SEU DESENVOLVIMENTO
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
O estágio foi realizado na Escola Municipal de educação Infantil EMEI Doroti da Silva Cunha, situada a Rua Abelardo Alves de Paiva, nº 300, no bairro Jardim Santa Inês I, CEP: 12248-490, localizada na cidade de São José dos Campos no estado de são Paulo. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (12) 39291928 e do e-mail dorotiscunha@gmail.com.
A instituição estagiada está localizada na zona leste de São José dos Campos. É atendida pela instituição a etapa de Educação Infantil. Têm capacidade para atender 360 alunos entre três e cinco anos, em períodos parciais de funcionamento: manhã ou tarde; e desse total, 03 são alunos em processo de inclusão.
As observações ocorreram entre os dias 06/03/2013 a 30/03/2013 no período da manhã, sendo observada a Turma do Infantil I.
A administração da escola se dá através da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos sob a supervisão da Diretora Márcia Maria Vaz Motta. Atualmente a coordenadoria da escola é de responsabilidade da Psicopedagoga Sandra Regina Sacchi.
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA
...