RELATÓRIO: ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: liacostaf • 24/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.614 Palavras (7 Páginas) • 530 Visualizações
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ
FACULDADE CEARENSE
CURSO PEDAGOGIA
LIA COSTA FURTADO
RELATÓRIO: ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
FORTALEZA
2018
INTRODUÇÃO
O presente relatório de Estágio Supervisionado de Docência na Educação Infantil tem como objetivo relatar as observações realizadas por mim, Lia Costa Furtado, na Escola Municipal Secretário Paulo Petrola/EF, uma escola da Prefeitura de Fortaleza que fica localizado na Avenida Sargento Hermínio, 415 – Monte Castelo - Fortaleza-Ce.
Com a equipe pedagógica tendo como diretora a pedagoga Maria Cleivany Coelho, como coordenadora Pedagógica Vera Marques.
A Escola Municipal Secretário Paulo Petrola/EF, funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo ao Ensino Fundamental I 4º e 5º ano e Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano, além de ofertar Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos com necessidades educativas especiais.Com uma carga horária de 4 horas diários que totalizam em 800 horas e 200 dias letivos anualmente.
A entrada e saída são feitas nos horários matutino das 07h00min às 11h00min e vespertino das 13h00min às 17h00min, sendo esse período observado pelos funcionários.
A Escola possui alunos no total de 756, sendo 246 alunos no ensino Fundamental I e 29 alunos na sala do 4º C, a sala que foi observada.
Nesse relatório estão presentes diversos pontos que observei durante esse semestre e que vai nos mostrar com clareza o trabalho realizado no colégio, se realmente a aprendizagem está acontecendo com esses alunos e se a proposta pedagógica está sendo respeitada e usada na sala de aula.
DESENVOLVIMENTO
A sala de aula observada foi o 4º C, com uma turma composta de 29 alunos no turno da manhã, tendo como a professora regente a Irene e Germana, onde são divididas as matérias entre as duas, a sala é ampla, arejada, bem agradável. As carteiras e cadeiras são uma atrás da outra, a mesa da professora fica na frente das carteiras dos alunos. Material didático fica guardado nos armários e quando é necessário utilizar a professora distribui com os alunos. Há 01 armário na sala, de uso exclusivo do professor onde são guardados os pertences dos alunos, como livros, cadernos, lápis de cor, entre outros.
A professora cooperadora demonstrou domínio na sala, atualizada com os conteúdos a serem transmitidos, se mostra muito competente na sua atuação como educadora, gosta de ler, estudar e pesquisar os conteúdos.
CONDIÇÕES DE ACESSO
O colégio fica localizado em uma avenida muito movimentada, com a entrada principal na própria avenida. O acesso pode ser entrada de alunos de todos os níveis assim como para funcionários e visitantes.
Há uma parada de ônibus em frente ao colégio, possui faixa de pedestres e não existe guarda que auxilie na travessia dos alunos.
A acessibilidade dos alunos portadores de deficiências fica um pouco comprometida, pois não existem rampas de acesso para o 2º andar, porém o que foi me passado, é que quando tem algum deficiente físico, a sala fica no térreo.
Os alunos tem acesso ao telefone na coordenação caso de surgir alguma emergência ou a necessidade de entrar em contato com pais ou responsáveis.
A portaria já dá acesso ao pátio, onde as crianças brincam, do lado do lado esquerdo fica a cantina, onde é feito a merenda das crianças, ao lado da cozinha fica a secretária, seguindo existe um corredor onde fica a sala da Diretora e mais na frente à sala da Coordenadora. Ao passar por uma porta, é encontrada a sala dos professores. No lado direito do pátio, ficam as salas de aulas do Ensino Fundamental I, banheiro masculino e feminino e o bebedouro, e no final fica a sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE). No 1º andar fica as salas do Ensino Fundamental II, banheiro masculino e feminino e um bebedouro.
SEGURANÇA
A Escola é toda adaptada visando à segurança das crianças. Os interruptores são altos e munidos de tampas proteção. O colégio possui caixa d´água e cisterna vedadas. Extintores de incêndio de fácil acesso e com a validade em dia.
Todo o material de limpeza é armazenado em uma dispensa própria para esta finalidade trancado com chave e com acesso restrito aos funcionários.
O kit de primeiros socorros para o uso das crianças fica disponível na coordenação. Caso seja necessário e ou de maior urgência a coordenação liga para o pai ou responsável.
A segurança é feita pelo o porteiro do colégio.
HIGIENE
Os banheiros são compostos de uma pia, dois sanitários, que são utilizados quando necessário pelos alunos. Os ralos são protegidos com tampas rotatórias. A água oferecida para o consumo dos alunos é proveniente do bebedouro.
As salas de aula são limpas após o término das aulas.
ASPECTOS PEDAGÓGICOS
A INSTITUIÇÃO E O PROJETO PEDAGÓGICO
A Proposta pedagógica da Escola Municipal Paulo Petrola é, enquanto educadores, buscar conduzir o aluno no processo de aprender a aprender, ampliando a sua capacidade de conviver com a diversidade e compreender os fatos, analisando o presente como consequência do passado e preparação para o futuro e ainda estimulando a sua percepção da realidade.
Em todos os níveis de ensino, a Escola tem uma proposta clara, baseada nos princípios de Seriedade, Competência, Consciência e Dedicação, que são vivenciados pelo aluno no dia a dia da escola.
Assim, entende-se que a aquisição de conhecimento e dos saberes, o desenvolvimento de habilidades e a formação de atitudes e valores, constituem parte igualmente importante na formação dos indivíduos que conviverão com a diversidade das sociedades.
Projetos pedagógicos consistentes e atualizados têm como fundamento desenvolver o senso crítico, a curiosidade, a criatividade, a solidariedade, o respeito, a responsabilidade e a expressão de ideias, respeitando, obviamente, cada faixa etária.
...