RELATÓRIO DE ESTAGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: FABIMST1990 • 28/8/2017 • Trabalho acadêmico • 6.438 Palavras (26 Páginas) • 1.115 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
_________________________________________________
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 6º Flex e 7º SEMESTRE
FABIANA DA SILVA MENDES TEZORI
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
RELATÓRIO FINAL
[pic 2]
Campo Novo do Parecis - MT
2017
FABIANA DA SILVA MENDES TEZORI
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Il – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 6º Flex e 7º semestre.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Silmara Valério Azevedo
Tutor de sala: Sandra A. R. Azevedo Santana
Campo Novo do Parecis - MT
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 04
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional 04
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 05
3.1 Caracterização do Campo de Estágio 05
3.2 A Rotina................. 08
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
4.1 Introdução 10
4.2 Dados Gerais do Projeto 11
4.3 Referencial Teórico 16
4.4 Planos de Aula da Intervenção 17
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção 27
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 28
MOSTRA DE ESTÁGIO NO FÓRUM DA DISCIPLINA 28
REFERÊNCIAS 30
APÊNDICE (se houver)
1 INTRODUÇÃO
Neste relatório contém informações referente ao Estágio Curricular Obrigatório nos anos Iniciais da Educação infantil, realizado durante o sexto semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia, com a finalidade de obter mais informação e conhecimento sobre o desenvolvimento e atuação do profissonal que atua na educação infantil.
Especificamente neste Relatório, teve como objetivo a importãncia de usufruir da teoria para aperfeiçoar a prática em sala de aula, participar do cotidiano e da realidade do profissional da educação, vida social e cultura do aluno.
O Estágio foi realizado com carga horária total de 100 horas, sendo 52 horas de atividades realizadas na instituição de Educação Infantil e, 48 horas destinadas a elaboração do palanejamento pedagógico de Intervençâo, juntamente com seu estudo teórico que irá abranger a necessidade dos alunos de acordo com o professor regente da sala de aula.
Durante o Estágio, foi possível observar a realidade do mundo educativo, os conhecimentos e as habilidades da área pedagógica que possui suas complexidades despertando em nós o desejo de buscar reparação e melhorias para o ensino. Identificar, elaborar e solucionar problemas em sala de aula e no ambiente escolar.
O Estágio proporciona ao aluno viver tudo aquilo que aprendemos em sala de aula na universidade, ao atuar na Intervenção temos a oprtunidade de refletir sobre quais práticas escolher e se especializar, sobre quais maneiras agir em sala de aula com os alunos das series iniciais do ensino fundamental.
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
O Estágio Supervisionado foi concretizado na Escola Municipal Jardim das Palmeiras na turma do 3º ano B matutino do ensino fundamental, tendo como orientadora a professora Regina Franco Fiuza. A Escola fica situada em Campo Novo do Parecis e atende crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Uma instituição que respeita a limitação, cultura e vida de cada um.
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
O Estágio proporciona ao aluno, o contato com a realidade, dando a oportunidade de refletir sobre todas as disciplinas estudada, todas as pesquisas realizadas, todo conhecimento teórico adquirido no curso de Licenciatura em Pedagogia.
Espaço onde os alunos participam de um processo de produção de conhecimentos que articula a teoria e a prática necessária para a formação acadêmica e para o desenvolvimento do seu próprio trabalho como profissional comprometido com a ação escolar (AURAS, 1997, p. 151).
Contribui para a formação académica e profissional, através da observação e convivéncia nestes poucos dias em sala de aula, podemos perceber a dificuldade que cada aluno possui, cada obstáculo que o regente da sala ultrapassa, para trazer o conhecimento de uma forma que possa extrair a atenção das crianças, o que hoje hoje em dia torna-se cada vez mais escasso.
É o no Estágio o momento de se transformar em um ser capaz, de transmitir o conhecimento de forma adequada, analizar os planos e metas da gestão escolar, refletir sobre as praticas pedagógicas no contexto atual, fazendo nos compreender todo o esforço e trabalho desenvolvido pelo corpo docente e, refletir sobre o projeto politico pedagógico e seus princípios metodológicos.
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
3.1 Caracterização do Campo de Estágio
O nome da escola faz alusão ao nome do bairro por ser a primeira escola instalar-se nesta comunidade. Os alunos que frequentam a escola moram no bairro onde se localiza a mesma, muitos destes são de origem humilde e necessitam da ajuda de material e merenda escolar. A escola possui 22 salas e 23 turmas.
...