RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Ariane Kelly • 10/9/2016 • Trabalho acadêmico • 7.505 Palavras (31 Páginas) • 789 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIO FINAL
[pic 2]
Manhuaçu
2015
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Sara Lensue
Tutor de sala: Suzana Batista da Silva Moreira
Manhuaçu
2015
sumário
INTRODUÇÃO
A Importância do Estágio para a Formação Profissional
Considerações finais
CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................. .....28
MOSTRA DE ESTÁGIO 29
REFERÊNCIAS 31
APÊNDICE 30
1 INTRODUÇÃO
Será relatado aqui o estágio curricular obrigatório realizado na Escola Municipal Gidiel Câmara na turma do Pré II. O tema do projeto realizado intervenção foi sobre consciência ambiental.
Este tema foi escolhido tendo em vista as necessidades da comunidade a qual a escola pertence. Por ser na zona rural considerei importante mostrar a importância da natureza para todos. Ensinar a criança a preservar o meio ambiente é primordial para a formação de um adulto consciente.
O objetivo deste projeto buscou ampliar as noções das crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas.
O objetivo deste projeto buscou ampliar as noções das crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas. Foi mais do que ensinar a criança a não poluir, é educar para que corrija quem ainda não aprendeu a respeitar a natureza. Com isso despertar na criança o espirito de patrulheiro ambiental, que irá fiscalizar e proteger a natureza.
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
O presente relatório de estágio parte da compreensão de que o propósito da escola é que as crianças obtenham os conhecimentos produzidos pela humanidade, ampliem as possibilidades para operá-los, transformá-los e redirecioná-los tendo como meta alocar os avanços da civilização a serviço da humanização da sociedade. O projeto político pedagógico é a tradução maior da organização pedagógica que a escola faz de suas finalidades, a partir das necessidades que lhes estão colocadas diante de recursos humanos e materiais. O projeto político pedagógico ganha coerência e estabilidade à medida que apresenta a realidade na qual se insere, destacando como são organizadas as práticas para trabalhar com sujeitos atenderão, pois, seu enfoque é o eixo principal da organização das práticas pedagógicas que serão adotadas pelo educador.
Conhecer os alunos, a comunidade interna e externa da escola são fatores que melhoram a qualidade do trabalho do estagiário pois quando se conhece a realidade se consegue elaborar melhor o seu projeto e obter mais sucesso no seu trabalho. Por isso escolhi a Escola Municipal “Gidiel Câmara” para realizar o meu estágio. Fica próxima à minha casa e tenho contato com funcionários, alunos e pais de alunos. Esta proximidade fez tudo se tornar mais fácil e agradável. É uma escola organizada e metódica em sua rotina
Durante o estágio foi percebido que a escola se preocupa com a função social de promover ao aluno, acesso ao conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos. Que também se preocupa com a formação do cidadão consciente.
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
O estágio na Educação Infantil é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional em sua ação pedagógica. Além de elaborar, executar, e avaliar um Projeto de Intervenção pedagógica, que contribui significativamente para formação do estudante de Pedagogia, ao estabelecer o processo de ação-reflexão-ação. A atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente. O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar sua prática.
Ao colocar a teoria em prática é preciso adequá-la a realidade do aluno. Assim, quando o estudante de pedagogia em formação é convidado a trabalhar os conteúdos e as atividades do estágio em campo , percebe que os problemas e possibilidades de seu cotidiano serão debatidos, estudados e analisados à luz de uma fundamentação teórica e, assim, fica aberta a possibilidade de se sentir coautor do trabalho docente, em um movimento de transitar por entre o saber e o saber fazer, por entre a teoria estudada nas diferentes disciplinas do curso e a prática profissional.
Assim, o estágio proporciona ao estudante de pedagogia o domínio de instrumentos teóricos e práticos. Busca-se, por meio desse exercício beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso, bem como, favorecer por meio de diversos espaços educacionais, a ampliação do universo cultural dos acadêmicos, futuros professores. Outros fins previstos para o estágio são: desenvolver habilidades, hábitos e atitudes relacionados ao exercício da docência e criar condições para que os estagiários atuem com maior segurança e visão crítica em seu espaço de trabalho.
...