RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPEVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Geisy Correa • 10/11/2016 • Relatório de pesquisa • 2.431 Palavras (10 Páginas) • 513 Visualizações
ACADÊMICOS:
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPEVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL
TUCURUÍ-PA
2014
ACADÊMICOS:
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPEVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância- CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil.
Sob a orientação da tutora presencial Andréa Ferreira Escórcio.
TUCURUÍ-PA
2014
SUMÁRIO
Ficha de Identificação da Acadêmica
1- Introdução................................................................................................1
2- Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino
Infantil.
2.1- Observação e Interação na Escola......................................................2
2.2-Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na escola...........................................................................................................6
2.3- Plano de Aula.......................................................................................9
2.4- Regência.............................................................................................11
3. Considerações Finais..............................................................................13
4. Referências Bibliográficas.......................................................................15
Ficha de Identificação dos Acadêmicos
Nome dos Estagiários:
Curso: Pedagogia
Semestre: 4º
Ano: 2014
Área de Estágio: Educação infantil
Início do estágio: 08 / 09 / 2014
Término do Estágio: 01 / 10 / 2014
Tutora Presencial:
Introdução.
O estágio supervisionado na área de educação infantil tem como objetivo propor aos acadêmicos do 4º semestre do curso de pedagogia a vivência na escola e a interação com a mesma, contribuindo assim para uma experiência de grande importância para o crescimento tanto pessoal quanto educacional dos acadêmicos.
A princípio foi realizada uma observação do espaço uma explanação da proposta pedagógica da escola, a partir daí, foram realizados os planos de aula de acordo com os projetos da escola.
Depois dos planos de aula prontos partimos para a regência, onde colocarei em prática tudo o que foi planejado e estarei em contato direto com as crianças, desenvolvendo as atividades da melhor forma possível, pois estarei sendo avaliada e pretendo colaborar com o aprendizado das crianças.
A experiência vivida na escola Rachel de Melo Dutra foi de grande importância para termos uma ideia do que é ser professor e educar as crianças numa linguagem que seja de fácil compreensão para elas, é uma responsabilidade que desde já devemos tomar para si, já que estamos nos preparando para isso.
Toda a proposta do estágio foi bem desenvolvida, e será melhor compreendida neste relatório, onde será contada toda a experiência vivida na escola.
O estágio de docência em educação infantil foi realizado na escola Rachel de Melo Dutra, localizada na rua Siqueira Campos S/N no bairro do Mangal, Tucuruí-PA.
1
Observação e Interação
No início do estágio fiquei observando o espaço da escola o qual é amplo e agradável, o pátio é grande, tem áreas de gramado, um mirante e uma quadra de esportes, as salas têm em média entre 19 (dezenove) e 24(vinte e quatro) alunos, tem 15 (quinze)salas de aula com capacidade para 585 (quinhentos e oitenta e cinco) alunos, sendo que 352(trezentos e cinqüenta e dois) matutino e 233(duzentos e trinta e três) vespertino.
A instituição conta com 28 (vinte e oito) professores e 02 (duas) assistentes de crianças especiais. A rotina da Escola Rachel de Melo Dutra é bastante organizada. As crianças chegam por volta das 07:30 hs e vão para a sala de aula onde aguardam os colegas.
Fiquei analisando o comportamento, tanto dos alunos quanto das pessoas envolvidas no trabalho escolar, as crianças eram recebidas na sala com abraços e esperavam os colegas para começar com a oração, observei o que eles faziam assim que estavam todos reunidos para dar início as atividades e pude compreender a personalidade cada um e ao mesmo tempo uma mistura enorme de sentimentos e ações, percebi que quando a professora toma uma postura intermediadora e carinhosa ela consegue extrair muito mais do aluno do que com autoritarismo.
Nos momentos de conversa informal pude perceber o quanto eles podem se expressar bem, contar histórias e narrar fatos do seu dia a dia e principalmente do final de semana, além desse momento também contribuir para o desenvolvimento da sua oralidade e para a compreensão do em respeitar o ritmo do aprendizado da criança de acordo com a sua realidade, e assim buscar melhores estratégias para atender a todos visando um bom resultado.
Depois de observar comecei a interagir com as crianças, conversando e brincando
...