RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Natalia Custodio • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 730 Palavras (3 Páginas) • 519 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1][pic 2]
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAPROFISSIONAL – ENSINO FUNDAMENTAL
[pic 3]
Sumário
01-Introdução.......................................................................................03
02- Desenvolvimento............................................................................05
2.1- A escola no processo de inclusão...................................................05
2.2-Análise dos dados coletados...........................................................08
03- Consideração Final.........................................................................09
04- Referências.....................................................................................10
05- Anexos.............................................................................................11
Introdução
A pesquisa no ensino fundamental constitui em uma prática investigativa, ela nos possibilita refletir sobre vários aspectos tanto no meio pedagógico, no político, no administrativo e vários outros. Sendo assim, ela é uma grande fonte para a construção do conhecimento.
Segundo Freire ( 2002):
“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.”
Esse relatório de pesquisa tem como objetivo compreender e interpretar os fenômenos educativos, relacionar teoria estudada e a prática através da pesquisa e observação, compreender o contexto histórico/político/ educacional de forma a possibilitar o entendimento da função de docente no ensino fundamental e investigar sobre os fatores determinantes para melhoria da qualidade do ensino fundamental a partir dos princípios da autonomia, da colaboração, da participação, da igualdade de oportunidades e da inclusão social.
A pesquisa e a prática têm uma grande importância para a formação do futuro pedagogo, pois ela funciona como um complemento para o trabalho docente, deixando-os mais preparados para ter domínios de seu conhecimento, principalmente para os profissionais que irão atuar no inicio da formação dos alunos. Ela constitui numa grande oportunidade de busca sobre a realidade para que possamos compreendê-la para aceitá-la no exercício da função profissional. Pois o futuro pedagogo terá um grande avanço no conhecimento através das construções teóricas e das vivências no meio educacional.
Para que haja uma relação entre a teoria e a prática o futuro pedagogo deve imergir no contexto escolar com um olhar voltado para a pesquisa. Isso é de grande importância para que ele se torne um educador que interprete e aprofunde seus conhecimento, visando uma educação de qualidade para todos.
A metodologia utilizada nessa pesquisa foi através da observação do desenvolvimento do trabalho pedagógico. Os itens que serão apresentados neste relatório são: Levantamento de dados, pesquisas, docência, proposta de melhoria e a rotina escolar.
...