RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Daniel Fantinell • 19/10/2022 • Relatório de pesquisa • 6.729 Palavras (27 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO 100% ONLINE
PEDAGOGIA
[pic 4]
[pic 5]
SUMÁRIO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 5
3 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 7
6 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 9
7 RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE 10
8 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 11
10 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 13
11 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 14
12 RELATO DA OBSERVAÇÃO 15
13 PLANOS DE AULA 16
14 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR 17
15 RELATO DA REGÊNCIA 18
23 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 26
CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIAS 28
INTRODUÇÃO
Este relatório visa a informar sobre as experiências realizadas na disciplina Estágio Obrigatório curricular de educação infantil, foi acompanhado a professora Melania Salete kosvoski., na escola CEI Nelci Sander, nos dias 29/08/2022 a 05/09/2022.
O relato destas experiências, busca sistematizar as aprendizagens realizadas nesta prática educativa, através da qual, nós acadêmicos do curso de Pedagogia, empreendemos dar sentido à construção teórico-metodológica, efetivada no curso da disciplina Estágio Obrigatório. A educação infantil é de suma importância estratégica, na transformação de cada indivíduo dentro da escola que atenda as atuais exigências de uma comunidade cada vez mais integrada em termos de conhecimento e inclusão. Em que os progressos das telecomunicações, da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar e desenvolver metodologias para sanar os mais diversos problemas que este ambiente a sala de aula, venha adquirir por se tornar o mais complexo dos ambientes por acolher as mais diversas realidades da sociedade ou comunidade que está inserida. O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de professor de Educação Infantil, para que o mesmo utilize a teoria e leve a pratica da sala de aula.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O texto após estudado e analisado, percebe-se que o mesmo da ênfase para a educação escolar, na faixa de 0 a 6 anos e o desenvolvimento infantil, em obras de Vygotsky, Leontiev e Elkonim, enfatiza, quais suas concepções gerais e o meio de favorecer o professor e o ensino em um todo.
Primeiramente, é levantada a hipótese do binômio cuidar-educar, a perspectiva ante escolar, onde nessa perspectiva a especificidade da educação da criança pequena implica a negação e o rompimento dos laços com o modelo escolar de atendimento educacional, onde entende-se que o ensino não deve ser parte do atendimento ofertado a crianças de 0 a 6 anos, para essa perspectiva teórica, a educação infantil faz parte da educação básica, e não tem como objetivo o ensino, e sim educar e cuidar de crianças pequenas, tratando se assim o foco da educação não estaria nos processos de ensino-aprendizagem, ferindo o verdadeiro sentido da educação infantil.
Visto que, a educação infantil, é uma fase muito importante da educação, pois é através dela que o indivíduo aprende a viver em sociedade, desenvolvendo suas habilidades e principalmente o conhecimento.
Para Vygotsky , a biologia não pode ser utilizada para explicar o desenvolvimento da criança, sendo desprovida de leis naturais pré-definidas pela genética e dado em um contexto social e cultural, ele diz que a cultura é uma parte do processo da construção humana, afirma que cultura é tudo o que foi criado e modificado pelo homem, transformando a sua conduta através da significação que é uma característica social e cultural , sendo a linguagem o principal signo, e o professor a figura importante pela representação, ou seja, a ligação entre o aluno e o conteúdo, e os processos biológicos proporcionando os comportamentos. Para o filosofo o professor é quem motiva o aluno para construção do seu próprio aprendizado e do seu ser, e no início da infância, explorar o ambiente é uma das maneiras mais prazerosas que a criança tem a disposição para aprender.
Vygotsky enfatiza, que a relação entre professor-aluno não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação onde prevaleça o respeito, a cooperação, no qual o aluno é um sujeito interativo e ativo no processo de construção do conhecimento.
Já o filosofo Leontiev, diz que o professor deve conhecer profundamente os caminhos da educação infantil, para assim, poder desenvolve-la de acordo com os objetivos pedagógicos e também para o bom desenvolvimento da criança.
Elkonim defende que o ensino deve ser organizado, para um melhor desenvolvimento da criança, proporcionando atividades para elas adquirir conhecimentos e se desenvolver de forma positiva.
Diante disso, podemos dizer que a educação infantil vem se modernizando cada vez mais e ganhando o seu espaço, por meio de estímulos, vivencias, experiências, que as crianças vão desenvolvendo o seu conhecimento, e o professor é a figura principal nesse processo, pois, através dele, a criança adquire o conhecimento necessário para toda uma vida.
- RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA
2.1 O currículo escolar atende as expectativas de aprendizagem para os estudantes a cada ano e em cada área de experiências, campo de conhecimento e componente curricular ao longo da sua trajetória na educação básica. A razão do currículo é orientar as ações dos professores, de forma que, ao final da sua trajetória, os alunos tenham desenvolvido plenamente as competências e habilidades especificadas pela BNCC e pelo currículo, em uma progressão lógica de aprendizagens.
...