RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Marideise Reolon • 12/3/2021 • Trabalho acadêmico • 1.711 Palavras (7 Páginas) • 1.404 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIMETROCAMP WYDEN
MATHEUS HENRIQUE BOMFIM DA SILVA - 171151274
RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL
Campinas - SP
2019
MATHEUS HENRIQUE BOMFIM DA SILVA - 171151274
RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório apresentado como requisito parcial para a conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia.
Orientador: Professora Doutora Rubia Cristina Cruz
Campinas
2019
Sumário
INTRODUÇÃO 4
PROGRAMAS E PROJETOS 5
VIVENCIANDO O ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL 6
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar minhas experiências, realizações e impressões obtidas através do estágio em Ensino Fundamental do curso de pedagogia a fim de entender as diferenças entre a teoria e a prática. Durante esse processo compreendi que o estágio de ensino fundamental é extremamente importante para meu crescimento profissional e como um dos principais estágio para entender como funciona o processo de planejamento de aulas e a práxis pedagógica, fazendo com que tudo caminhe segundo estabelecido pelo sistema de ensino no qual a escola está inserida.
Realizei o estágio na escola EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Amanda Caic, onde vivenciei 200 horas observado o 2º ano A. A escola é pequena com 615 alunos do ensino fundamental 1 e EJA, a escola possui um pátio, um refeitório, parque infantil, internet banda larga, quadra fechada e biblioteca.
No parquinho temos um playground de madeira e um de plástico e balanços. Três toldos que protegem os alunos e professores do frio e da chuva ou vento no pátio. No portão de entrada dos alunos há um toldo para protegê-los do sol e da chuva. A escola tem duas cozinhas: uma de todos os funcionários com geladeira, micro-ondas, mesa e cadeiras. E a cozinha industrial da merenda escolar com fogão, geladeira, freezer, máquina de lavar louças, armário de funcionários e dispensa de alimentos.
A biblioteca está organizada em uma sala com um amplo acervo que está em processo de informatização. O laboratório de informática funciona em uma sala com espaço adaptado, com 15 computadores. Há três computadores em uso pela administração, três impressoras, sendo que duas delas são fotocopiadoras e uma colorida. A sala dos professores tem armário individual, mesa de reuniões, bebedouro, geladeira, micro-ondas e um computador com acesso à internet, que compartilha a impressora com a secretaria. Todas as salas de aula têm armários, estante, mesas, cadeiras e lousa tipo quadro negro. A escola ainda possui 4 (quatro) aparelhos de som (rádio com CD), duas caixas de som amplificadora portátil, microfone, duas câmeras fotográficas digital, uma filmadora, um projetor, uma tela de projeção com tripé, 4 notebooks e carrinho de multimidia (televisão, DVD e VHS).
Quanto aos materiais disponíveis para uso pedagógico, há em nossa escola jogos de xadrez e outros de tabuleiro, jogos relacionados à alfabetização, ábacos, além de Bingos de letras e números, dominós, damas e jogos da memória, jogos de matemática, jogos e materiais para educação especial, entre outros. Há também um baú de madeira onde são guardados fantasias e adereços variados e o Baú das Artes com livros, materiais pedagógicos e diversos para atividades interdisciplinares. As salas de aula têm placas de alfabeto de madeira nas paredes, mapa-múndi e do Brasil.
A análise de Projeto Político Pedagógico da escola (PPP) pressupõe um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. Percebe-se que a educação, o ato e a prática de aprender e ensinar é responsabilidade de todos; o papel da família nesta responsabilidade é bem definido e a principal finalidade é o pleno desenvolvimento das pessoas, a cidadania é praticada como um ato real dentro da escola. O PPP cita claramente qual o papel de cada um dos componentes escolares que contribuem para o processo educacional. No entanto o PPP prevê o papel dos pais, que o ideal seria que os pais procurassem acompanhar a vida escolar de seus filhos, participando de reuniões e eventos.
PROGRAMAS E PROJETOS
A escola possui alguns programas e projetos que ajudam na interação social, auxiliando na resolução de conflitos e divergências de opiniões, costumes, culturas e etc. Um ponto muito importante, pois muitos conflitos que acabam se transformando em um ato de violência nasce nessa relação de convívio de pessoas com realidades diferentes, então conhecendo mais sobre outras realidades, costumes e culturas, saberemos como respeita-las e não somente julgá-las.
Atualmente a escola tem como função não só a formação enciclopédica, do saber sistematizado, mas a formação integral das crianças, a formação humana, e Libâneo (2010) nos alerta quanto à necessidade de refletirmos sobre o currículo e propormos novas formas de educar a fim de atingirmos satisfatoriamente os objetivos escolares de formação humana:
Escola existe para formar sujeitos preparados para sobreviver nesta sociedade e, para isso, precisam da ciência, da cultura, da arte, precisam saber coisas, saber resolver dilemas, ter autonomia e responsabilidade, saber dos seus direitos e deveres, construir sua dignidade humana, ter uma auto-imagem positiva, desenvolver capacidades cognitivas para se apropriar criticamente dos benefícios da ciência e da tecnologia em favor do seu trabalho, da sua vida cotidiana, do seu crescimento pessoal. (Libâneo, 2010,p. 17)
Um dos programas que me identifiquei foi o trabalho com Conselho de Classe, que é um importante instrumento que pode auxiliar na construção de um ambiente onde alunos e alunas tenham a oportunidade de conviver democraticamente, inclusive muitos projetos nasceram das assembleias, como por exemplo a prevenção e conscientização dos alunos sobre o que é violência, para que percebam suas atitudes enquanto violentas e as modifiquem.
Todo Conselho de Classe é um momento de análise, reflexão e proposição de melhorias. Ele é constituído obrigatoriamente pelo diretor, diretor auxiliar, equipe pedagógica, coordenações (se houver) e por todos os docentes que atuam numa mesma turma/série/ano, incluindo os docentes do Atendimento Educacional Especializado. A participação/representação dos estudantes e dos pais ou seus responsáveis é facultativa, porém na EMEF Jardim Amanda Caic os estudantes são bem participativos.
...