RESENHA DO FILME - O Milagre de Anne Sullivan
Por: silene79 • 25/11/2018 • Resenha • 454 Palavras (2 Páginas) • 579 Visualizações
RESENHA DO FILME - O Milagre de Anne Sullivan
O filme O Milagre de Anne Sullivan é baseado na história real de Helen Keller, uma criança de sete anos de idade que, após uma grave doença infantil, ficou cega, surda e muda. Helen era filha de uma importante aristocrática da época, ela não sabe como se comunicar, não conhece o mundo que a cerca e se sente insegura em um mundo sem som, sem escrita e sem luz, sendo muitas vezes é tratada como uma menina selvagem. A família não sabia como agir com a menina, chegando ao ponto de pensar em levá-la para um asilo, porém a mãe de Helen não aceita viver longe da filha. Então a família resolve contratar a professora Anne Sullivan, que confronta os pais da menina, por nunca terem lhe ensinado algo de relevante e por não tratá-la como uma criança normal.
Anne Sullivan vai morar sozinha com Helen por duas semanas e passa a mostrar o mundo para a menina através de uma linguagem bastante acessível, assim a professora Anne consegue mostrar à menina que ao seu redor existe um mundo maravilhoso, algo que pode ser tocado e vivido. Um mundo com aromas, texturas e nomes, passando a se inteirar do universo da linguagem, compreendendo aos poucos o mundo ao seu redor.
O resultado desse esforço é que Helen Keller foi a primeira pessoa surda e cega a conquistar um bacharelado, indo além de qualquer expectativa. Isso só foi possível, devido à dedicação de sua tutora, que enxergou nela todo seu potencial, fazendo seu trabalho com amor. O filme mostra assim, que a força de vontade e atitude na educação pode e faz a diferença para toda a vida de um ser humano, mostra ainda como uma pessoa pode fazer o bem a outra.
Esse filme é sem sombra de dúvida, um bom ensinamento aos professores, revelando que o desafio deles vai muito além do ensino pedagógico a serviço das metas educacionais, mas, revela que eles também podem transformar a vida de uma pessoa, deixando marcas sentimentais e afetivas, ou seja, em uma escola, transmitir informações não é o suficiente, é necessário colocar amor nessa relação e transmitir isso aos alunos.
...