Reflexão EAD , Fórum e Papel do Facilitador
Por: elis1212 • 2/6/2016 • Resenha • 876 Palavras (4 Páginas) • 605 Visualizações
Reflexão Crítica sobre o processo de ensino aprendizagem em Educação à distância (EAD), o Fórum e o papel do Facilitador.
A primeira Instituição de Educação Superior a oferecer curso de graduação na modalidade a distância foi a Universidade Federal do Mato Grosso, em 1995 (FIGUEIREDO, 2013). A educação à distância (EAD) iniciou a sua existência través de cursos preparados com material didático impresso, que era distribuído aos estudantes pelo correio, os quais, após estudarem os módulos, encaminhavam suas dúvidas e exercícios, também pelos correios (CERNY, 2001). Atualmente, a EAD tem se consolidado, e inúmeros cursos, das mais variadas áreas e competências têm utilizado essa ferramenta de ensino, tirando vantagem das novas e avançadas tecnologias, como os computadores, e a internet.
Desta forma, a EAD tem cada vez mais se beneficiado dos recursos tecnológicos, se tornando um ensino com maior flexibilidade e acessibilidade, permitindo a alunos e professores “pesquisar, simular situações, testar conhecimentos específicos, descobrir novos conceitos, lugares, idéias e produzir novos textos, avaliações e experiências.” (MORAN, 2000)
A comunicação virtual permite interações espaço-temporais mais livres, adaptação a ritmos diferentes dos alunos, novos contatos com pessoas e maior liberdade de expressão à distância. Apesar do estudante acessar a plataforma do EAD de forma individual, esta modalidade de ensino possui uma concepção mais grupal, ajudando os participantes a equilibrar as necessidades e habilidades pessoais com a participação em grupos virtuais.
Durante o nosso terceiro encontro presencial, tivemos a oportunidade de realizar uma oficina sobre o EAD e a plataforma de aprendizagem do IEP/HSL, chamada IEP Virtual. Que tem como principais finalidades fornecer as ferramentas necessárias para a realização de atividades educacionais e de gestão acadêmica. Para tanto, as diretrizes educacionais da EAD nos cursos do IEP/HSL são fundamentadas no trabalho em equipe, a comunicação efetiva, a criação de vínculos solidários, a avaliação formativa e a corresponsabilidade pelo processo ensino-aprendizagem.
Durante a oficina, fomos apresentados à plataforma e seus recursos, e discutimos sobre pontos positivos e aspectos que precisam ser melhorados dentro da plataforma. Percebemos que alguns aplicativos não estão atualmente habilitados como o chat, e outros não estão funcionando bem como a agenda. Também os vídeos estão dando problema na execução, e sugerimos que os mesmos pudessem ser baixados e salvos no computador, o que não é possível no momento. O envio de documentos digitalizados para a secretaria também foi outro ponto discutido quanto a sua complexidade.
Nosso facilitador destacou as principais funcionalidades do fichário, apontando que tipos de documentos podem ser anexados a ele, e a forma de compartilhamento, público ou privado. Dentro do fichário podemos publicar as novas sínteses de situação-problema ou narrativa, compartilhar referências, artigos, e outros materiais, publicar o portfólio, etc. A discussão sobre o portfólio foi bastante esclarecedora, e diversos aspectos e dúvidas foram discutidos sobre como construir e postar o portfólio na plataforma.
Também nos foi pontuado as avaliações dos encontros e do gestor que devemos realizar na plataforma, e a importância de se realizar as mesmas.
Em relação ao fórum, outra ferramenta muito importante da plataforma de aprendizagem, todos fomos unânimes em concordar que o grupo como um todo, não estava participando tão ativamente deste ambiente. Vários fatores foram citados como responsáveis, entre eles, a falta de tempo e a falta de familiaridade com essa atividade. Assim, o grupo ainda não conseguiu aproveitar as potencialidades desse recurso. Eu acredito que exista ainda uma dificuldade dos participantes em trabalhar em grupos em ambientes virtuais de aprendizagem. Todos concordaram que iriam se empenhar mais e serem mais participativos.
...