Reflexão sobre a Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Por: dricamiranda • 11/11/2019 • Relatório de pesquisa • 867 Palavras (4 Páginas) • 307 Visualizações
Gostaria de iniciar a reflexão ressaltando o quanto o professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem que ter um domínio abrangente de todas as áreas do conhecimento.
Esse já é um grande desafio. Mas ter domínio do conteúdo, vamos entender que é o mais tranquilo entre todas as competências do professor. Essa parte pode ser adquirida através da leitura e das aulas teóricas. Mas a grande questão está em sair da faculdade sem experiência prática em ser professor.
Essa disciplina mostra ao aluno de Pedagogia o caminho a ser construído para ter excelência em sala de aula.
A Prática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, segue a orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Como podemos ver no Material teórico dessa Unidade, “esse documento serve de base às escolas e aponta ao professor as estratégias e os conteúdos que podem ser trabalhados em diferentes disciplinas”. Esse material também mostra que o “profissional precisa saber atuar com diferentes saberes, tais como o conhecimento sobre seus alunos, suas aprendizagens e o desenvolvimento desses; sobre os conteúdos que lecionará; sobre como lecionar tais conteúdos e sobre suas próprias necessidades enquanto educador em constante processo de formação e de transformação em seus inúmeros aspectos”. (Nascimento, p.7 e 8)
Não é possível sair da Universidade e querer ser professor, sem passar pelo Estágio Supervisionado. É através da observação da prática de diversos professores, que o futuro professor irá formar a sua própria práxis.
Com a observação e a reflexão durante os estágios, o aluno poderá perceber o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Cada aluno tem uma forma de adquirir o conhecimento e trás uma história de vida que o professor precisará aprender a interagir. O aluno irá observar a ação de cada professor, irá fazer sua reflexão e após poderá se colocar no lugar do professor e entender como seria a sua ação.
Esse é o primeiro passo para entender o conceito de Práxis Pedagógica. O conceito diz que a prática está ligada à uma prática sistemática ligada à cultura da escola que é vivenciada pelo aluno em sala e em diversas propostas feitas pelo professor e pela escola. Já a ação, é relacionada à subjetividade do professor em sala, na interação com seus alunos e com a forma em que transmite o conteúdo.
A reflexão-ação-reflexão faz com que a aprendizagem ocorra. Se o professor apenas repetir o conteúdo sem entender como seus alunos aprendem, ele não conseguirá um resultado positivo. Durante os estágios, os alunos poderão perceber quando a práxis docente está obtendo resultados positivos para a comunidade escolar.
Outro ponto importante para entender o processo de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental, está em ver o professor como um gestor em sala de aula.
O material cita a “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9.394/96, que em seu Artigo 14 orienta à participação de todos na gestão da escola, em uma perspectiva democrática:
Art. 14º - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na Educação Básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I - Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II - Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes (BRASIL, 1996).”
O professor não está sozinho na formação do aluno.
...