Reflexões teóricas e práticas sobre o papel do professor na escola
Artigo: Reflexões teóricas e práticas sobre o papel do professor na escola. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pameleca • 21/5/2014 • Artigo • 840 Palavras (4 Páginas) • 582 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Hoje em dia ser um pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista não torna uma profissão muito atraente, pois sua responsabilidade é muito grande nas mãos. Vejamos neste algumas reflexões teóricas e práticas, referentes ao papel do pedagogo na escola, de forma que possa subsidiar a organização sistemática e prática das atividades pedagógicas, e administrativas, situando a função específica deste profissional, no contexto educacional.
Sua função é prosseguir, difundir conhecimento, avaliar, sugerir soluções de estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e fácil parar o aluno sem preconceito, distinção de cor, raça, sexo ou religião.
DESENVOLVIMENTO
A escola é um lugar de saber e produção por excelência, quando o professor pedagogo domina intencionalmente as formas de organização e orientação no processo de elaboração do plano de ação, estabelecida no projeto-político pedagógico da escola. Entendemos que o trabalho do professor pedagogo, acontece num ambiente no qual seja possível de agir, discutir, decidir, realizar, avaliar e responsabilizar – se, com o propósito de crescimento, desenvolvendo á aquisição do aluno, para o hoje e o amanhã. Ou seja: uma escola de qualidade, aqui vista como portadora de um projeto participativo ‘‘organizado, inovador, aberto, dinâmico. Por isso a várias atribuições que orienta o professor pedagogo nos estabelecimento de ensino dentre delas esta relacionas.
1º Coordenar a elaboração de critérios para aquisição empréstimo e seleção de materiais, equipamento ou livros de uso didático pedagógico, a partir da proposta curricular e do projeto político pedagógico da escola.
2º Orientar o processo de elaboração ensino junto ao coletivo de professores da escola.
3º Subsidiar o aprimoramento teórico - metodológico do coletivo de professores da escola, promovendo estudos, sistemáticos, trocas de experiência, debates e oficinas pedagógicas.
4º Coordenar o processo coletivo de elaboração e aprimoramento do regimento escolar da escola garantindo a participação democrática de toda comunidade escolar.
5º Propiciar o desenvolvimento da representatividade dos alunos e sua participação nos diversos momentos e órgãos colegiados da escola.
Neste contexto o professor pedagogo e ser mais que um profissional, precisa acreditar na sociedade, e na vida requer dedicação, confiança e perseverança. Por isso, a prática administrativa pedagógica deve orientar-se por propósitos definidos intencionalmente de forma sistemática, garantindo a concretização das ações pelo coletivo escolar.
No dia–a–dia enfrentam-se situações que exigem planejamento, porém nem sempre formalizado. No momento em que a realidade se torna mais complexa, somos obrigados a uma maior sistematização de pensamento e ação para poder compreendê-la e transformá-la (DALMÁS,1994, p. 23).
Ao ensinar procedimento também se ensina certo modo de pensar e produzir conhecimento de um posicionamento claro e consciente sobre o que e como se ensina na escola, isso só pode ocorrer a partir de como adequar, e selecionar conteúdos básicos, necessários e recorrentes.
Dentro da disciplina o trabalho do pedagogo no espaço educativo o educador precisa conhecer o caminho, não se formar, estacionar em uma escola, hoje ele precisa muito mais do que pegar na mao do aluno e ajudar ele escrever, se atualizar-se e acompanhar tudo a sua volta, estimulando profissionais (intelectual, emocional, eticamente) capaz de formar cidadãos critico para mudar a sociedade pela qual vivemos.
Para que as ações tenham sucesso, o pedagogo deverá lutar continuamente por melhores condições de trabalho, com determinações de atendimentos condizentes, ligando e interligando pessoas, e ampliando ambiente de aprendizagem. A capacidade de gerenciar a informação
...