Analisar O Papel Da Escola E Do Professor, Para A Construção De Uma Sociedade Igualitária.
Trabalho Universitário: Analisar O Papel Da Escola E Do Professor, Para A Construção De Uma Sociedade Igualitária.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: N9R2 • 8/10/2014 • 836 Palavras (4 Páginas) • 587 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
NAIARA SANTANA REIS
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Título: Analisar o papel da escola e do professor, para a construção de uma sociedade igualitária.
ttu
Tucano-Ba
2012
Naiara Santana Reis
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Título: Analisar o papel da escola e do professor, para a construção de uma sociedade igualitária.
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação I, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala:
Tucano
2012
Introdução
Uma questão muito discutida é o papel da escola e dos educadores no processo educacional.A partir deste contexto torna-se de fundamental importância a socialização dessas questões,uma vez que a educação depende da capacidade dos homens se influenciarem mutuamente em seu modos de portar-se no processo de construção de uma sociedade mais justa e mais democrática.
Partindo desse ponto,tenho neste trbalho por objetivo responder as seguintes questões:Qual a função da escola na sociedae? Qual a função do professor no processo de construção da sociedade?O que a sociedade e o estado podem fazer para valorizar o trabalho do professor?
Desenvolvimento
O aluno e o professor têm de ser entendidos como sujeitos que se relacionam na dinâmica história da sociedade.Bachelard expõe muito claramente esta ideia afirmando que:
Fechado no ser ,sempre há de ser necessário sair dele.Apenas saído do ser, sempre há de ser preciso voltar a ele. Assim no ser tudo é circuito,tudo é rodeio,retorno,discursos,tudo é rosário de permanências,tudo é refrão de estrofes sem fim(Bachelard,1989,p.215).
Isso quer dizer que o homem é um ser social e faz parte das relações sociais.
A escola tem de ser um lugar de criação,de reprodução de saber,pois,como outras intituições,não serve apenas para reproduzir uma história linear,pelo contário,o mínimo que se exige do espaço escolar é que ela possa ser um momento de pensar a história da humanidade levando em consideração a ação nas continuidades e mudanças do tempo,dessa maneira,podendo,dar possibilidades de homens e mulheres percebe-se como indivíduos produtores da história.
Segundo Perrenoud (1995,p.124) O educador deve fazer o luto das certezas didáticas,pois o terreno das práticas educativas é bem mais incerto do que fazia supor o cristalino das suas análises.
O papel do professor neste contexto hstórico,não é propriamente de promover e desenvolver uma ação com sentido moral, e sim de levar a cabo uma ação com significado social
...