Relação entre currículo e cultura.
Por: Silvia Fernanda Mendes Nobre • 8/6/2015 • Relatório de pesquisa • 369 Palavras (2 Páginas) • 747 Visualizações
Relação entre currículo e cultura.
Através da cultura temos um conjunto de práticas e significados que são compartilhados dentro da sociedade, promovendo a troca de conhecimentos, vivências, experiências, costumes, crenças, tradições, comidas típicas, vocabulários diversos, diferentes vestimentas, manifestações religiosas, sotaques diferentes, etc.
O Brasil é rico em diversidade cultural, os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Depois, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Quando falamos da instituição escolar não tem como não falar da diversidade cultural, por isso o currículo tem que ser fundamentado, construído e trabalhado em cima dessa diversidade, reconhecer as necessidades atuais, atender as necessidades do educando, conscientizar o educando da sua condição atual e o quanto ele pode se desenvolver através do ensino. Essa relação entre o currículo e a cultura deve ser homogêneo, tem que atender as demandas filosóficas, antropológicas e sociológicas, preservando e superando as divisões sociais, tornando a aprendizagem prazerosa, enriquecedora, com trocas de experiências e saberes, aproveitando os conhecimentos prévios que os alunos carregam consigo, redefinindo quais conhecimentos deverão ser estudados, quais conhecimentos deverão ser trabalhados e a valorização do ser humano. De uma forma participativa, ativa, autônoma, emancipatória, respeito pelo próximo, direito a preparação para o exercício da cidadania, a qualificação para o trabalho e a inclusão cultural possa ser realizada dentro da escola.
É importante elaborar currículos culturalmente orientados demanda uma nova postura, por parte da comunidade escolar, de abertura às distintas manifestações culturais, produzindo, desta forma, aprendizagens significativas.
O Currículo e as práticas pedagógicas são processos cotidianos articulados e não podemos pensá-los de uma forma isolada, as ações educativas nesse processo devem ser coerentes e devem permitir que as experiências cotidianas dos alunos sejam abordadas nas atividades curriculares, contribuindo para a construção das identidades dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Identificando os conhecimentos e saberes, utilizando recursos metodológicos para a transmissão de aprendizagens significativas.
Devemos contemplar as práticas pedagógicas e os saberes, elementos culturais são importantes no processo de aquisição de conhecimentos.
E o acolhimento da instituição é importante para a formação do sujeito, tornando-o ativo, participativo e dinâmico dentro da sociedade, contribuindo para a superação da opressão e o processo de libertação.
...