Relações Étnico Raciais e Indígenas
Por: carolina246 • 22/2/2016 • Dissertação • 350 Palavras (2 Páginas) • 952 Visualizações
Relações Étnico Raciais e Indígenas
.
Durante muito tempo, a sociedade se acostumou a classificar as pessoas, usando como referencia a cor de sua pele e traços físicos, fazendo com que se fosse criado distinção de raças(amarela, negra e branca). Assim foram inúmeras os conceitos para classificar a o significado da palavra etnia, mas o que não se pode esquecer é que ela não pode ser usada isoladamente, pois não somos homogêneos e a nossa cultura está muito além a nossa aparecia física.
Nas escolas é onde devemos abordar tais assuntos como: etnia, discriminação de negros e índios e tantos outros, e por isso as legislações nº 10.639/2003 e 11.645/2008 foram sancionadas para contribuir para o ensino da cultura, faz com que seja obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena na rede pública e particular de ensino no país e apontam ações mais ligadas ao sistema de ensino regular, indicando implicações e perspectivas. As mesmas são de extrema importância para que se considere as contribuições das diferentes culturas e etnias para a construção da formação da população brasileira. As instituições de ensino devem estar preparadas para inserir este conteúdo no currículo da escola, devem se preocupar para que a transmissão do mesmo venha para agregar e diminuir as diferenças etnicos-raciais existentes.
Ao descrever esses assuntos concluímos que todos de uma forma ou outra estão interligados, principalmente no âmbito escolar, que a discriminação de negros e índios ainda é uma realidade notória na sociedade preconceituosa e persuasiva. As instituições de ensino estão ai para ajudar a superar barreiras e paradigmas e fazer com que todos conheçam e tenham acessos a cultura afro brasileira tão rica, e tão abrangente. Os professores devem ter consciência da importância de inserir este assunto nos conteúdos escolares, saber inserir e transmitir de maneira clara, pois o passado deve estar vivo não só na memória mas nos livros didáticos também.
.
...