Relatório de Desenvolvimento Educação Infantil
Por: Biasp • 22/2/2018 • Dissertação • 904 Palavras (4 Páginas) • 598 Visualizações
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL – 1º SEMESTRE/2016
ALUNO: JP NASC: 07/08/2016
TURMA: 6K INFANTIL II
“... mas o melhor do mundo são as crianças.”
(Fernando Pessoa)
A Educação Infantil é um período muito precioso, pois as relações com o contexto social, cultural e com a natureza são intensas. Esse universo tem na brincadeira seu principal eixo, pois, quando as crianças brincam, expressam valores, sentimentos e pensamentos. Através das brincadeiras os pequenos não apenas reproduzem o mundo, mas, o reinterpretam, dando-lhe novos sentidos e significados.
As vivências e interações estabelecidas entre as crianças e o mundo que as cerca deve propiciar experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e desenvolvimento da autonomia.
O papel da escola infantil é fundamental na construção de um currículo que de fato, favoreça o desenvolvimento integral dos pequenos. Nossa escola tem organizado seu currículo a partir dos princípios estabelecidos pelo seu Projeto Político Pedagógico que, destacam a importância da valorização das culturas e das linguagens infantis. O convívio respeitoso com o meio social e natural, o uso de materiais reciclados ou reaproveitáveis e o trabalho com elementos da natureza fundamentam nossas práticas cotidianas.
Nossa turma do infantil 6K iniciou o ano com um número reduzido de crianças, pois muitos não efetivaram a matrícula, outros desistiram antes de começar e assim ocorreram grandes mudanças no decorrer do semestre. Hoje estamos com um grupo consolidado de 28 alunos frequentes, sendo 14 meninas e 14 meninos. A grande maioria dessas crianças são novas nessa escola e apenas 9 frequentaram escola anteriormente. As crianças, em sua maioria, tiveram facilidade de adaptação à rotina da escola, entenderam os combinados e ficaram entusiasmados com as novidades que foram surgindo. Conseguimos estabelecer uma rotina bem tranquila para a turma, buscando conversar sempre, de forma que as crianças tiveram uma atenção mais pessoal. No decorrer do semestre conforme foram chegando mais crianças, o infantil 6k foi mudando um pouco a característica. Hoje é uma turma mais agitada, no entanto produtiva. Gostam de realizar as atividades e a maioria participa de tudo o que é proposto. As atividades realizadas foram no sentido de estimular e desenvolver as habilidades e competências de cada um.
JP é uma criança matriculada no infantil II - turma 6k, no entanto tem apenas 4 anos completados em março de 2016, portanto é um aluno com diferença de, em média, um ano das demais crianças da turma. Iniciou nesta escola já no decorrer do semestre, fim de março. A mãe informou que ele entrou em uma escolinha aos 3 anos. Nos primeiros dias chorava ao entrar na escola pedindo a mãe, mas na sala logo se acalmava. Demorou um tempo para entender a rotina da escola, tempos e espaços, sendo necessário estar sempre atentos a ele nos momentos de trocas de espaços (sala, parque, gramado, ida ao banheiro).
Nos primeiros dias foi possível observar dificuldade de dicção. A comunicação com ele se dá de forma bem difícil, sendo, na maioria das vezes, impossível entendermos o que ele quer dizer. Em conversa com a mãe, a mesma informou que JP está na fila para tratamento com fonoaudiólogo no SUS.
Apresenta
...