Relatório de Estágio Infantil
Por: Irany Assis • 25/4/2021 • Trabalho acadêmico • 5.864 Palavras (24 Páginas) • 932 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
IVANICE DOS SANTOS DA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL
Marília/SP
2020
IVANICE DOS SANTOS DA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório apresentado à UNOPAR (Universidade Norte do Paraná) como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil do Curso de Pedagogia.
Orientadora: Prof.ª. Tutor Eletrônico: Salete Regina Lugle
Tutor de Sala: Antônio Alexandre Bantarck
Marília/SP
2020
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
- RELATO DA LEITURA OBRIGATÓRIA 5
- O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PERSPECTIVA DE VYGOTSKY, LEONTIEV E ELKONIN. 5
- ANÁLISE DO PROJETO POLITÍCO PEDAGÓGICO 6
- ANÁLISE DE MATERIAS DIDÁTICOS RECURSOS 8
- ENTREVISTA COM PROFESSOR REGENTE 8
- OBSERVAÇÃO DA REUNIÃO PEDAGÓGICA OU ADMINISTRATIVA 9
- LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICO PARA A ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS 10
- PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEO TRANSVERSAIS DA BNCC 11
- ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 12
- ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 13
- RELATO DA OBSERVAÇÃO 14
10.1. RELATO REFLEXÍVEL: 17
- ASPECTOS DE OBSERVAÇÃO: 18
- PLANO DE AULA 19
- RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR 19
- RELATO DA REGÊNCIA 23
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA 26
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado na educação infantil fortifica-se como uma valiosa oportunidade de contato entre a teoria e a prática, com acompanhamento e vivências diante da rotina escolar de convívio com as crianças e com aprendizagem. Pretende-se ostentar os resultados do estágio em educação infantil que realizou-se na Escola Municipal Emei Leda Apparecida Martins Casadi, na cidade de Marília, em São Paulo. Além de relatar a experiência de observações, entrevistas, participação em reuniões na prática, elaboração de projeto no momento de aplicação metodológica, que traz contribuição para aprendizagem do aluno e ao conhecimento pedagógico.
Usando como recursos estudos teóricos e ambiente acadêmico, pesquisa em sites e livros, que regem a prática pedagógica tendo como reflexão novos caminhos e percursos para uma educação de qualidade.
Sempre enfatizando a importância do estágio na formação inicial do professor, descrevendo o campo de estágio por meio de relatório de observações e análise, sobre pontos desfavoráveis e favoráveis que se encontram dentro do ambiente escolar, a rotina dos professores em sala de aula, observando a singularidade na execução de seu trabalho, na elaboração de atividades inter relacionais com aluno, e seus métodos avaliativos.
Referente ao professor, análise sobre o domínio do conhecimento, ou seja, professores participam de qualificação continuada.
Finalmente, apresentar a reflexão sobre a contribuição do estágio ao futuro professor, quanto a prática desempenhada em sala de aula, pois por meio dos estágios pode-se observar os erros e acertos de um professor atuante, não os cometer no futuro porque será uma análise e experiência que proporcionará uma nova perspectiva da Educação.
- RELATO DA LEITURA OBRIGATÓRIA
1.2 O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PERSPECTIVA DE VYGOTSKY, LEONTIEV E ELKONIN.
Há uma forma de desenvolvimento diferente para cada fase da criança, surgindo assim a necessidade de cuidados e aprendizagem em cada uma delas. Porém, esse cuidado não era ofertado às crianças de zero a seis anos. Na década de 90, sendo o ensino a educação literária, que tinha como instrumento assistencial custódia, usado como método de prevenção do fracasso escolar, como proposta de preparação para o ensino fundamental, pois havia necessidade em formar novos trabalhadores devido a exigência do sistema capitalista.
Após muitos anos de luta e manifestações a maneira de trabalhar com crianças do Ensino Infantil mudou, sendo fundamentado em dois eixos: o binômio cuidar- educar e a perspectiva anti escolar. De acordo com essa concepção, o Ensino Infantil não é obrigatório para crianças de 0 a 6 anos, seu atendimento é ofertado somente com objetivo de educação pedagógica. Segundo a LDB 9394/96 sobre a educação básica, está inclusa a educação infantil sendo ela a creche (de 0 a 3 anos) e para escola pré-escola (de 4 e 5 anos) gratuita e não obrigatória, atribuindo a cada município o poder de decisão.
De acordo com Pasqualini, "a especialidade de educação da criança pequena implica a negação e a rompimento dos laços com modelo escolar de atendimento educacional” (2010, p.163). Desta forma, o objetivo da educação infantil não está em ensino-aprendizado, mas em educativo-pedagógico. Entretanto este processo é mais amplo com aspectos cognitivos, lúdicos afetivos, nutricional, criativos, sexual médica com a educação intencional, sistematizada e planejada com a criança.
Voltando para o desenvolvimento da criança, na concepção de Vygotsky, o autor defende que este desenvolvimento estipula por duas linhas. A linha genética - o desenvolvimento biológico e o cultural, dando esse processo separadamente desenvolvimento cultural que é maior que o desenvolvimento orgânico, ou seja, não há possibilidade de compreensão ao desenvolvimento infantil de maneira natural, mas está unida às situações objetivas da organização social histórica para o desenvolvimento da criança se forma de acordo com o meio a qual está inserido, a relação social sendo este processo Psycho ortogenese (LEONTIEV,2001, p.63 apud PASQUALINI, 2020 p.167).
...