Relatório de Estágio Infantil
Por: William Nunes Vicente • 18/8/2023 • Relatório de pesquisa • 4.576 Palavras (19 Páginas) • 61 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA PITÁGORAS AMPLI
PEDAGOGIA
WILLIAM NUNES VICENTE
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I: EDUCAÇÃO INFANTIL
São José - SC 2023
WILLIAM NUNES VICENTE
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I: EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório apresentado à Centro Universitário
Anhanguera Pitágoras Ampli, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de
Estágio Curricular em Pedagogia I:
Educação Infantil Do curso de Pedagogia.
São José
2023
SUMÁRIO
SUMÁRIO..........................................................................................................5
INTRODUÇÃO .........................................................................................................................7
LEITURA OBRIGATÓRIA.................................................................................................... 15
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) .................................................................. 17
ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE
ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA ......................................................................... 21
ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC .. 24
METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ...................... 25
PLANOS DE AULA ............................................................................................................... 27
CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................................ 30 REFERÊNCIAS ................................................................................................. 32
INTRODUÇÃO
O objetivo deste material é apresentar de forma clara os resultados do estágio realizado no semestre. Durante o estágio, foram propostos atividades e planos de aula que utilizaram metodologias ativas e tecnologias digitais para abordar temas relevantes, como a importância da reciclagem e a conscientização ambiental.
As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo estimular o protagonismo dos alunos, a reflexão crítica e o engajamento com questões sociais e ambientais.
Os resultados obtidos foram positivos, tanto no que se refere ao aprendizado dos alunos, que demonstraram interesse e participação ativa nas atividades propostas, quanto no meu desenvolvimento pessoal e profissional como estagiário. O contato direto com os alunos e a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos me proporcionaram uma maior compreensão sobre o papel do educador na formação dos estudantes.
Em conclusão, o estágio realizado no semestre foi uma experiência enriquecedora e transformadora, que contribuiu para minha formação como futuro educador. Os resultados obtidos reforçam a importância de uma prática pedagógica que valorize a participação ativa dos alunos, a utilização de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias digitais como ferramentas para uma aprendizagem mais significativa e conectada com a realidade dos estudantes. Sinto-me mais preparado e motivado para enfrentar os desafios da docência e para contribuir de forma positiva para a formação dos estudantes da educação básica.
LEITURA OBRIGATÓRIA
Juliana C. Pasqualini, aborda em seu artigo para mestrado, um estudo de natureza teórico-conceitual, aborda as relações entre desenvolvimento infantil e ensino de crianças de faixa etária entre 0 e 6 anos. A autora aborda principalmente a compreensão entre o que é desenvolvimento infantil, e qual o papel do educador. Primeiramente trada da questão da educação para crianças pequenas que era vista como preparatória para o ensino fundamental.
Entretanto, criou-se debates e chegou-se à conclusão de que a educação infantil tem como propósito cuidar e educar, tirando o ensino como objetivo e colocando as relações educativas dentro de um espaço de convívio coletivo. Conforme Vygotsky, não deve ser utilizado, como principal determinante, a biologia para explicar o desenvolvimento infantil, sendo esse desprovido de leis naturais universais pré-definidas pela genética e dado em um contexto social e cultural. Leontiev e Elkonin possuem pensamentos semelhantes ao concordarem que é preciso levar em consideração, especialmente, a relação da criança com o meio e que a mesma é específica para cada situação.
...