Relatório de Estagio Anos Iniciais Pedagogia Unopar
Por: Graciete andrade • 30/5/2023 • Trabalho acadêmico • 11.359 Palavras (46 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 8
3 RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 12
4 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 14
5 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 15
6 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 17
7 RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE 19
8 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 20
9 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 23
10 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 25
11 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 28
12 RELATO DA OBSERVAÇÃO 30
13 PLANOS DE AULA 39
14 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR 50
15 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 58
CONSIDERAÇÕES FINAIS 59
REFERÊNCIAS 61
INTRODUÇÃO
O presente relatório de Estágio de ensino fundamental I tem como objetivo principal, fazer uma amostragem do plano de ação com o tema Educação financeira
As atividades que envolvem a ludicidade como método de ensino pode ser planejada e desenvolvida com uma brincadeira, um jogo, uma roda de leitura, ou em outra atividade que permita tentar uma situação de interação. Mas acima de tudo e mais importante é que a disciplina que traz a prática do lúdico se torna mais prazerosa no aprendizado. É necessário observar e avaliar o conjunto, de como esta sendo a interação do aluno com as atividades propostas.
A implementação do plano de aula se deu na turma do 1º ano A, com a observação da professora regente G.
No período da manhã das 08:00 as 12:00, com duração de quatro(horas dirias durante cinco dias de aula)
O principal objetivo é mostrar que é possível, planejar atividades lúdicas voltadas para alunos do ensino fundamental I principalmente no 1ºAno, onde foi realizando o plano de regência utilizando ADIÇÃO, BINGO, REGANDO A MUDINHA DE PLANTA, COFRINHO e FEIRA LIVRE entre outras metodologias.
Assim os alunos poderão trabalhar várias práticas pedagógicas. Essa temática foi escolhida através de pesquisa realizada com o coordenador pedagógico do Coordenador Pedagógico da escola.
No dia-a-dia percebe-se uma grande dificuldade de falar sobre o lúdico, pois por alguns profissionais da área pedagógica não é considerado uma metodologia de ensino e aprendizagem.
Na sala de aula, ou em sua residência o aluno aprende desde pequeno como funciona o setor financeiro ao seu redor, deve ser tratado no sentido de dedicação atribuições significativas, pois o trabalho com educação financeira envolve vários fatores, não é somente números e contas.
Foi verificado que o lúdico na inserção da matemática ou em outra disciplina tem sido um caminho trilhado com sucesso quando tem uma boa fundamentação teórica.
As atividades lúdicas garantem uma aprendizagem significativa para o aluno com dificuldades de aprendizagem, bem como o prazer a socialização, o respeito, a individualidade.
Assim o aluno estará aprendendo no seu ritmo, criando hipótese, chegando á conclusão e elaborando regras.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O presente Estágio Anos Iniciais busca a inserção da língua portuguesa como articulador deste processo de ensino e aprendizagem.
A Constituição Federal de 1988 garante a todos e diz que é dever do Estado garantir e oferecer uma Educação de qualidade, e manter e zelar por estas garantias com o objetivo do pleno desenvolvimento do sujeito.
Com esse direito garantido em nossa Constituição, a LDB 1996 regulamentou o sistema de ensino de todo o país, organizando diretrizes de educação nacional.
O 2º art. Da LDB 1996- Diz que “A educação é dever da família, do Estado inspirada nos princípios de liberdade e nos ideal de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. (BRASIL, 1996)
A educação passou por muitas mudanças e transformações desde 1934, em 1967 deu um pequeno avanço, em 1996 deu mais um pequeno passo, mais em 2004 deu um passo significativo onde mudou e está vigorando até presente momento o currículo do Ensino Fundamental que passou de 8 anos de estudos para 9 anos, visando ampliar o tempo que o aluno fica no ambiente escolar, com o objetivo de formar um cidadão com a Educação Básica.
Através da Educação Básica o aluno desenvolve suas habilidades de ler e escrever, formando opiniões sobre a sociedade em que vive.
A publicação da (BNCC) Base Nacional Comum Curricular em 2017, documento que norteia o sistema de ensino, definido na LDB art.26 diz que:
“Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e
do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser
complementada, em cada sistema de ensino e em cada
estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida
...