Relatório de Estagio Educação Infantil
Por: Luisa Pinto • 29/10/2022 • Trabalho acadêmico • 3.757 Palavras (16 Páginas) • 130 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS “ O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DE VIGOTSKI, LEONTIEV E ELKONIN” 7
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 9
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 11
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 13
5 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 15
6 PLANOS DE AULA 17
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
No presente estágio, podemos observar a rotina escolar iniciando na primeira fase da Educação Básica, que é a Educação Infantil, neste nível encontramos alunos de 0 a 6 anos, sendo divido em creche (crianças de 0 a 3 anos) e pré-escola (crianças de 4 a 6 anos).
Seguindo as orientações da BNCC, incluímos os alunos neste primeiro contato com o convívio escolar através da ludicidade, onde o brincar, aprender e cuidar são indissociáveis. O trabalho do pedagogo inicia-se neste momento pois é através destas bases principais que ele irá ramificar as demais esferas, caminhando sempre de acordo com os campos de experiência mencionados na Base Nacional Comum Curricular.
Com o enfoque no brincar, a Educação Infantil se desenvolve nas diversas áreas das competências gerais através das brincadeiras, sendo esta a atividade principal voltada a este grupo educacional. Além de existirem inúmeras modalidades de jogos e recursos que são utilizados para alcançar o objetivo almejado pelo pedagogo de acordo com seu plano de aula.
O relatório abaixo aborda o papel e responsabilidade do pedagogo quanto professor, no entendimento do PPP e a importância de incluir a transversalidade no cotidiano escolar, além destes temas, apresento também relatos da utilização de metodologias ativas, e a relação entre as equipes que compõem o ambiente escolar (pedagógica e administrativa).
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS “ O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DE VIGOTSKI, LEONTIEV E ELKONIN”
Na Educação Infantil são definidas as relações educativo-pedagógicas como mais amplas que o processo de ensino-aprendizagem, essas relações estão diretamente ligadas as dimensões de expressão, ludicidade, criatividade e afetiva, além da cognitiva.
Assim, nesta etapa educacional, o professor tem além da função do ensino, o dever de acompanhar, favorecer e estimular o desenvolvimento infantil.
Segundo Vigotski (1995) o desenvolvimento infantil está claramente ligado ao meio cultural e social o qual a criança habita, isso significa que o desenvolvimento psíquico não percorre um caminho natural, determinado pelas leis da natureza, mas pela sociedade sendo o fator determinante da cultura humana definido como sociocultural.
De acordo com Leontiev (2001a) e Elkonin (1987b), é necessário considerar-se, na investigação do desenvolvimento infantil, o vínculo entre criança e sociedade, ou o lugar que a criança ocupa no sistema das relações sociais em um determinado momento histórico.
O pensamento dos autores referente a este item traz conclusões para a área pedagógica a fim de entendimento quanto ao papel do professor no auxílio do desenvolvimento psíquico da criança.
Com estes esclarecimentos possuímos evidências de que o desenvolvimento educativo faz parte do processo de promoção as formas superiores de conduta dentro do meio social em que a criança se encontra.
Sendo a aprendizagem essencial para o processo de desenvolvimento humano, possuir uma organização desta aprendizagem é ter o ensino antecipadamente ao desenvolvimento, produzindo um despertar psíquico da criança ao novo.
Para Vigotski (1995) a imitação é uma das vias fundamentais no processo do desenvolvimento, ensino e aprendizagem, pois é através dela que a criança avança nas suas potencialidades intelectuais.
Referindo-se ao ensino escolar, o pesquisador afirma que “a aprendizagem na escola se organiza amplamente com base na imitação. Porque na escola a criança não aprende o que sabe fazer sozinha, mas o que ainda não sabe e lhe vem a ser acessível em colaboração com o professor sob sua orientação” (Vigotski, 2001 a, p. 331).
É papel do professor ser o indivíduo responsável por possuir através do ensino-aprendizagem a possibilidade de promover o desenvolvimento do novo, intervindo com metodologias educacionais, isto é, ser o condutor da criança no percurso de conhecimento.
Na Educação Infantil essa condução deve ter como pilar a transmissão de experiências sociais, reconhecimento da existência do eu e do outro como iguais, além do entendimento da sociedade ao seu redor, sendo transmitido essas bases no formato de brincadeiras apropriando-se da ludicidade e da criatividade dos alunos para alcançar este objetivo.
Assim sendo a Educação Infantil deve estar a princípio vinculada diretamente a brincadeira, visto que esta metodologia educacional é a base do desenvolvimento socioeducativo.
Os jogos e brincadeiras são as principais metodologias utilizadas nesta etapa educacional, pois possibilitam introduzir o conteúdo objetificado de forma atrativa para as crianças, aguçando o interesse na participação levando-as ao aprendizado.
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
O PPP é o Projeto Político Pedagógico, documento que norteia a instituição de ensino na aplicação das diretrizes regulamentadas pela BNCC auxiliando o alcance do objetivo destacado na proposta educativa.
...