TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Educação Infantil

Por:   •  20/2/2025  •  Monografia  •  13.716 Palavras (55 Páginas)  •  12 Visualizações

Página 1 de 55

INTRODUÇÃO

O relatório do Estagio Supervisionado III: Gestão e coordenação em espaços escolares foi realizado pelas acadêmicas Maria Rivania Jesus dos Santos , na Escolinha Espaço Livre, localizada na Travessa 5 de Agosto, Cipó - Ba. Alunas do VI semestre em pedagogia na Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança.

O Estagio Supervisionado proporciona uma experiência riquíssima, permitindo ao aluno pensar e repensar a pratica pedagógica, além de possibilitar participações em situações reais de ensino, é o momento que o acadêmico tem o contato com a realidade educacional, pois é por meio desse contato que o aluno pode identificar novas estratégias para solucionar problemas que nunca imaginasse que fosse encontrar na área profissional. Através do estágio o aluno desenvolve seu raciocínio, habilidades e competências no exercício do pensamento reflexivo e criativo, que é de suma importância para formação do acadêmico, sendo uma oportunidade para a escolha da área de atuação dos futuros profissionais.

Antes de começar as observações do Estágio de Gestão foram feitos estudos de obras para a construção do Plano de Ação com o tema Planejamento Escolar: Processo Continuo de Conhecimento e Analise da Realidade Escolar, teve procedimentos nos dias 16/08/2016 a 16/09/2016.

O Estágio teve duração de cento e vinte horas, foram divididas da seguinte forma: 10 horas para identificação da estrutura da Escola, 10 horas para a realização da entrevista da Coordenadora e Diretora da Escola, 10 horas foram destinada ao estudo e análise das informações, 20 horas foram estabelecida para construção do Plano de Ação, 10 horas para a apresentação das propostas do grupo de estágio, 10 horas para a retificação da proposta apresentada, 20 horas para construção do Plano de Intervenção e 10 horas para o encontro da Formação Continuada.

Após a realização do estágio de observação, foi construído um Plano de Intervenção que aconteceu no 04/10/2016 a 01/11/2016, tendo como objetivo explicar a importância do planejamento para o aprimoramento das metodologias, buscando um ensino de aprendizagem significativo.

No dia 29/11/2016, na Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança, foi realizada o encontro da formação continuada, que foi uma apresentação de proposta pelas estagiarias do VI semestre de Pedagogia. Esse encontro teve como objetivo ampliar os conhecimentos e um momento de formação para os gestores das escolas estagiadas.

O Estágio é uma exigência da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança e das demais Instituição de Ensino Superior. Além de ser cobrado pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional N. 9.394/96, o estágio é amparado pela Lei Federal n° 6.494 de 07-12-1977, alterado parcialmente pela Lei n°. 8.859 de 23-03-1994 determina obrigatório nos cursos de graduação regulamentada pelo Decreto Lei n°. 87.497 de 18-08-1982, modificada pelo Decreto n°. 89.467 de 21-03-84 e pelo Decreto 2.080 de 26-11-1996. O presente regulamento também se ampara na Lei n°. 9.394 de 20-12-96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional cujo artigo 82 confere que: “Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição”.

O Estágio de Gestão III teve como objetivos: Observar como ocorre o planejamento escolar na instituição; Reconhecer a importância do planejamento para a vida escolar; Entender quais os pontos positivos e negativos encontrados pelos docentes ao participar do planejamento escolar juntamente com o coordenador.

Durante o estágio de observação, foi possível perceber todo trabalho da Diretora e Coordenadora e os demais profissionais da instituição, podendo notar como são feitos o processo de gestão na escola. Foi possível investigar a estrutura da escola, e também realizar as entrevistas com a Diretora e Coordenadora. Foram atividade que pode proporcional significado muito importante na vida acadêmica.

O estágio é a oportunidade que o acadêmico tem para colocar em pratica os estudos bibliográficos que ocorre durante todo semestre, podendo possibilitar ao aluno o contato com profissionais da área e tomando como exemplo de formação continuada, sendo que somente a teoria não seja o suficiente para o futuro Pedagogo.

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

        O Estágio Supervisionado III: Gestão e Coordenação em Espaços Escolares, foi realizado na Escola Municipal Jamile, estando localizada na Travessa 5 de Agosto em Cipó-Ba. A escola mencionada possui como estrutura física: (01) uma secretaria onde fica diretora junto com as secretarias e agentes de apoio; (03) três sanitários, um na sala da secretaria e dois para os alunos (feminino e masculino); (07) sete salas de aula; (01) uma cantina; (01) uma sala de reunião; (01) uma sala do Mais Educação; (01) uma sala de Coordenação e (01) um pátio. A Instituição tem o funcionamento nos turno Matutino e Vespertino, atendendo cada faixa etária da Educação Infantil e Fundamental I.

        A Instituição comporta 212 alunos ao todo, sendo dividido 114 alunos no turno matutino e 98 alunos no turno vespertino, todas sete salas de aula são ocupadas no turno, na maioria das salas possui 15 a 20 alunos. Umas salas são mais amplas que as outras, a ventilação não é tão favorável nos tempos quentes, possui ar-condicionado mais não funciona. Em cada sala possui quadro, cadeiras e mesas adequada para cada faixa etária, nas series fundamentais contém duas professoras que são divididos os dias e matérias.

Diversos estudos comprovam que quando o ambiente escolar é confortável, ou seja, quando garante a espontaneidade das atividades executadas, a produtividade dos alunos e professores tende a elevar-se consideravelmente. Para que se avalie esta situação, é necessário realizar medições variáveis termo físicas nas salas de aulas das escolas e analisa-las para avaliar o nível de desconforto ou de insalubridade. [...] Uma boa qualidade de ensino não só depende da capacitação dos professores tende a elevar-se consideravelmente. [...] Mas também das condições físicas das salas de aula[...]. (COUTINHO E., SILVA., COUTINHO A., 2006, p.1)  

Portanto, para uma bom ensino e aprendizagem, necessita de boas condições de matérias, um bom ambiente para proporcionar um bom conforto tanto para os professores e principalmente para os alunos. Dessa forma, os professores sentiram mais motivados para se aprimorar no ensino e aprendizagem do educando.

A instituição não possui crianças especiais, e também não possui estrutura física para atender as demandas.

A equipe gestora da instituição é composta por (01) uma diretora, (01) uma vice-diretora, (01) uma coordenadora pedagógica, (01) um agente de apoio, (01) uma digitadora, uma assessora, (03) três serviços gerais, (01) um porteiro. O corpo docente é composto por (21) vinte e um professores, sendo (09) nove no turno matutino e (12) doze no turno vespertino, os professores têm como formação: Magistério e Licenciatura em Pedagogia. “Os funcionários, conscientes de seu papel de educadores, precisam construir a sua nova identidade profissional, isto é, ser profissionalizados, recebendo formação inicial e continuada tanto quanto os professores”. (BRASIL, 2004, 3 p.17).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (94 Kb)   pdf (483.2 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com