Relatório de Trabalho Mediação
Por: Lucelia1414 • 16/2/2025 • Resenha • 861 Palavras (4 Páginas) • 17 Visualizações
[pic 1]
PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPALIZADA DE ENSINO FUNDAMENTAL LUIZ DE C. FONTENELLE
Travessa Henrique Dias - Nº535 - Bosque - CEP 69900-571 - Telefone (68) 32244702
Email: escluizdecarvalhofontenelle@gmail.com
RELATÓRIO DE TRABALHO - MEDIAÇÃO
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Nome da Escola: Luiz de Carvalho Fontenelle
Nome do profissional: Lucelia Santos Bezerra
Função: Cuidadora Pessoal
Série/Ano: 1° Turma: “B” Turno: Manhã
Nome do aluno atendido: Rafael Moraes Matos
Deficiência: Múltiplas - Transtorno do desenvolvimento da fala e da linguagem (CID10 F80.0) / Paralisia Cerebral (CID10 G80.0 ) / Epilepsia, não especificada (CID10 G40.9)
Comprometimento:
Nome do aluno agrupado: Denm Luigi Ferreira Santos
Deficiência: Transtorno do Espectro Autista (CID10 F84.0) / Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade (CID10 F90)
Comprometimento: Estereotipias, deficit na interação social e do processamento sensorial, comportamentos restritivos e repetitivos com comorbidade de TDAH, com prejuízos nas funções executivas, controle inibitório, Atraso no Processamento Auditivo Central - DPAC.
O presente relatório tem como objetivo descrever o trabalho realizado pela Cuidadora Pessoal com os alunos Rafael e Denm Luigi de forma agrupada no ano letivo vigente. Iniciei os trabalhos no dia três de agosto de dois mil e vinte e quatro, na turma do 1º ano B no turno “matutino”, tendo como professora regente Verônica Regina Lima da Silva e professora do Atendimento Educacional Especializado - AEE, Jacqueline Braga de Andrade Cavalcante.
O Rafael, aluno com múltiplas deficiências, que são Paralisia Cerebral (CID G80.0), Transtorno da Articulação da Fala (CID F80.0), Epilepsia (CID G40.9). O aluno é não verbal, criança tranquila sempre muito amável com as professoras e colegas, ás vezes disperso, mais sempre atende aos comandos, chegou a escola com atraso na coordenação motora fina. Foram realizadas várias atividades para assim aprimorar a coordenação, tais como: jogos de montar, massinha de modelar, recorte e colagem, dobraduras, pinturas com guache, quadro branco, pincéis hidrocor, atividades pontilhadas. As atividades pedagógicas propostas pela professora regente, no inicio foram adaptadas através de letras móveis impressas, palavras escritas em tiras onde o aluno identificava e fazia a sua colagem na respostas corretas. Agora o presente aluno, consegue escrever sem nenhuma dificuldade, seu nome, letras do alfabeto, consegue copiar do quadro, mais ainda não adquiriu limite de espaçamento nas linhas do caderno. As letras são escritas de forma grande, mas compreensível. Com relação a Matemática, conhece números, identifica e associa quantidades e ordem, ainda apresenta dificuldades na hora da escrita, foram utilizados materiais concretos, tais como: tapinhas, quebra cabeça de números, apostilas plastificadas com números pontilhados, números para fazer associação colados com velcros em apostila plastificada, bingos de números.
O Denm Luigi, aluno com Autismo (CID 10 F84.0) e TDAH (CID 10 F90). O aluno é verbal, uma criança amável com as professoras, porém demostra dificuldades em manter o foco durante as aulas. Ele corre, mexe em objetos aos seu redor, tudo para conter a sua necessidade de estar sempre ocupando-se com algo, ás vezes um pouco agressivo com os colegas e muito resistente na hora de algumas atividades. Chegou a escola, sem nenhuma dificuldade na coordenação motora fina, com habilidades de escrita, reconhecendo letras e números e suas ordens, identificando pequenas palavras. As atividades propostas pela professora regente, na sua maioria, não precisou ser adaptadas, o mesmo conseguia acompanhá-las com auxilio da cuidadora para orientá-lo na sua resolução e manter o foco. Sua caligrafia é perfeita e compreensível, e respeita as margens da linha do caderno. Atividades usadas para aprimorar cada vez mais, foram: Alfabeto móvel, caça palavras, atividades de pontilhar, desenhos para colorir e completar, jogos educativos de letras, palavras e numeros, pinturas com guache, blocos de empilhar, regras em formato de historias para trabalhar o comportamento em sala de aula e com os colegas. Para obter exito nas atividades propostas, ultilizarmos o método da recompensa, ou seja, dar um brinquedo educativo ao final da resolução da atividade proposta.
...