Relatório do filme : A maçã
Por: anneneval • 7/5/2017 • Trabalho acadêmico • 326 Palavras (2 Páginas) • 2.331 Visualizações
Relatório do filme : A maçã
O filme relata a história de uma família iraniana que vive de uma forma deplorável,com costumes e tradições diferentes do nosso contexto cultural.A mãe deficiente visual e o pai já idoso mantém as suas filhas gêmeas aprisionadas em sua própria casa há 11 anos,desde que nasceram,isoladas do convívio social não recebiam estímulos na sua formação inicial, e devido a essa razão apresentavam um desenvolvimento cerebral esperado, por falta de interação com o meio e com outras pessoas, diversas areas foram afetadas como a motricidade e a linguagem.
Inconformados com essa situação, os vizinhos se organizaram para fazer um abaixo assinado alegando ás autoridades do bem-estar a urgência da intervenção de alguém nesse caso para ajudá-las.Uma assistente social é enviada á casa da família para informá-los que se não forem cumpridas as ordens da justiça,garantindo por exemplo os direitos básicos dos menores,elas seriam retiradas e levadas para um abrigo.
A partir da visita da assistente social,as coisas começam a mudar,mesmo que contra a vontade dos pais.Pois além da questão social e cultural,havia a concepção religiosa do pais,que criavam as filhas com o único objetivo de protegê-las como rosas,longe do sol,ou seja afastadas de olhares masculinos.
Aos poucos as meninas vão aprendendo a praticar ações cotidianas como: comer,cozinhar,lavar roupa,pular,brincar.Isso graças as ameaças que os pais sofrem se não fizerem coforme as recomendações da justiça.Elas aprendem a sair de casa sem que sejam forçadas a voltar,vão descobrindo em cada detalhe as novidades da vida,fazem novos amigos e se comunicam mesmo que de uma forma desajeitada.
O filme retrata o quanto é fundamental que as crianças possam ter atitudes cotidianas como :comer,divertir-se, dormir, falar, brincar ;isso acarreta no bom desenvolvimento cerebral.
A falta de estímulos nessas atividades que parecem ser simples pode ter consequências sérias, drásticas e irreversíveis. Já expostas ao mundo, as crianças conseguirão enfrentar os desafios de conviver nas diversas situações.
...