TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório educação infantil primeira etapa

Por:   •  17/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.875 Palavras (16 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO.        4

2.1        A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL        4

3        CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        5

3.1        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

3.2        A ROTINA        6

4        PROJETO DE INTERVENÇÃO        8

4.1        INTRODUÇÃO        8

4.2        DADOS GERAIS DO PROJETO        8

4.3        REFERENCIAL TEÓRICO        9

4.4        PLANOS DE AULA DA INTERVENÇÃO        11

4.5        RELATO DA APLICAÇÃO DA INTERVENÇÃO        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

MOSTRA DE ESTAGIO        19

REFERÊNCIAS        20



  1. INTRODUÇÃO

O tema escolhido para o projeto sobre Educação Infantil foi “CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E O LÚDICO”.

Antes que possam ler sozinhas as crianças devem escutar histórias, a fim de desenvolver o interesse pelos livros. Ao ouvir uma história as crianças desenvolvem a imaginação, fazem perguntas, interagem com a leitura, e se ao contar a história adicionarmos ferramentais que possam ilustrar e interagir com o que esta sendo contado despertará ainda mais o interesse dessas crianças pela leitura.

A arte de escutar é o inicio da aprendizagem. O que estamos fazendo para enriquecer, ampliar a imaginação em nossas crianças? Como favorecer a oralidade em nossas crianças? Despertar nas crianças os valores? Moral? Bons sentimentos num mundo tão cheio de violência e sem amor?

Ouvir histórias é uma experiência positiva, valioso auxilio na prática pedagógica na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. As crianças participam com atenção, respondem as questões propostas, elaboram hipótese, antecipam acontecimentos da história, recontam, comentam. E se a criança brinca, ela também é capaz de descobrir o lado lúdico do livro, encantando-se com as surpresas que lhe estão reservadas a cada virar de página.

Depois de contar uma história, o professor pode explorar a imaginação e a oralidade das crianças pedindo opinião, mudando a história, dando outras versões da mesma história, comparando , questionando, deve oportunizar as crianças  transportar a magia das histórias para o faz de conta onde elas recontam com sua imaginação e observação. As próprias crianças podem confeccionar os recursos para as histórias como máscaras, fantoches, etc, aproveitando sucatas, restos de papéis coloridos, retalhos, lápis colorido, tesoura, cola, tinta. São inúmeras as atividades que poderão ser desenvolvidas.

O Estágio supervisionado na Educação Infantil nos dá a oportunidade de observar a rotina da sala de aula, alinhando as relações da teoria e da prática.


  1. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO.

O estágio foi realizado na Escola Municipal Padre Teodoro, localizada á Rua Espinosa, nº 325, bairro Padre Teodoro em Sete Lagoas, MG.

A escola atende alunos do ensino fundamental e da educação infantil, atualmente são 302 alunos no total, tem uma clientela de alunos oriundos de família de classe média baixa, tendo uma renda mensal de um salário mínimo e muitos desempregados, moram em casas pequenas e inacabadas.  A instituição familiar é muito diversificada, filhos de pais separados, crianças que moram com os avós, etc. A maioria dos pais cursou parte do ensino fundamental, pequena parte o concluiu e pouco tem o ensino superior.

  1. A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A finalidade do estágio é fazer a reflexão entre a teoria e a prática e aproximar o aluno do trabalho pedagógico no espaço escolar. É importante para a formação do professor, pois com ele poderá avaliar se realmente tem vocação. O estágio contribui para nos dá segurança no planejamento da docência, é uma atividade de investigação, reflexão, análise, interpretação e intervenção na realidade que enriquece e consolida a formação profissional.

Segundo Pimenta e Lima, "o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia”.


  1. CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal Padre Teodoro, atende a dois turnos :

Matutino das 07h00min às 11h00min- do 3º ano do ensino fundamental ao 9º ano.

Vespertino: 12h30min às 16h30min - 1ºe 2º ano do ensino fundamental.

Vespertino: 13h00min às 17h00min- Maternal lll ao 2º período da Educação Infantil.

A escola tem hoje 302 alunos sendo 179 alunos do 3º ano do ensino fundamental ao 9º, 67 do 1º ao 2º ano do ensino fundamental e 56 do maternal lll ao 2º período da educação infantil, e atualmente possui 45 funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com