Relatório estagio educação infantil
Por: sabrinatol • 9/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.393 Palavras (14 Páginas) • 956 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 5
2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 7
3 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES 9
4 PLANOS DE AULA 12
5 DIÁRIO DAS REGÊNCIAS 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
O presente relatório apresenta o relato das experiências do Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental I, disciplina obrigatória do 6º semestre, do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera.
O estágio constitui na observação de crianças e jovens com paralisia cerebral, na Instituição Integrar, buscando analisar a educação especial no que diz respeito ao apoio pedagógico e as implicações deste processo de ensino aprendizagem.
Abordaremos neste relatório os principais recursos utilizados pela Instituição para atingir suas metas político/pedagógicas e a aplicação junto às crianças e jovens beneficiando o seu desenvolvimento integral.
Será feita observações, planejamentos de aulas e diários de regências das aulas ministradas, contando com práticas essenciais para os alunos e utilizando atividades impressas, da forma que a Coordenadora e as Professoras instruíram.
O estágio nos da á oportunidade de vivenciar o que aprendemos na teoria, nos fazendo refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente e quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças que possuam alguma necessidade especial. É um tempo para conhecer, analisar e presenciar a rotina escolar.
Com o estágio é possível, que nós, alunos aprimoremos nossas escolhas, a partir do contato com a realidade que cerca nossa profissão.
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A clínica escola Integrar, foi inaugurada em Agosto de 1.993, pelos pais de nove crianças com paralisia cerebral, o objetivo foi promover e garantir para seus filhos qualidade de vida através da reabilitação, construindo uma história de empenho e superação.
A iniciativa deu inicio a um projeto, junto á sociedade, de responsabilidade e comprometimento, para quem não tinha meios de arcar com tratamentos, e cresceu rapidamente, já que, vários pais buscavam atendimento para seus filhos.
Hoje a Integrar é uma instituição sem fins lucrativos, tendo sido reconhecida como utilidade pública municipal, estadual e federal, atendendo crianças e jovens com paralisia cerebral, com idade de seis anos a dezesseis anos, no Ensino Fundamental e disponibilizando tratamentos após a identificação da enfermidade, atendendo do nascimento da criança até a idade que for necessário.
Atualmente, a instituição atende mais de cento e trinta e cinco, crianças e jovens em terapias individuais, em grupo e no Núcleo de Educação Especial.
No Núcleo de Educação Especial as atividades desenvolvidas são o Método Petö de Educação Condutiva, um sistema educacional de origem húngara, que integra o processo pedagógico à reabilitação, baseando-se num plano pedagógico que facilita a criança a explorar o seu interior e tudo que o cerca, superando expectativas, com relação ao nível de independência alcançada pelos alunos, pois, seu objetivo baseia-se em proporcionar ao atendido o máximo de independência, com o mínimo de adaptação.
Promovendo um aprendizado curricular do ensino fundamental independente da idade, capacidade física ou cognitiva. Servindo a muitos alunos, que após perceberem e acreditarem em seu potencial, ingressaram no sistema regular de ensino e deram continuidade em sua vida estudantil, sendo muito de muito orgulho para a Integrar, ver seus ex-alunos, com paralisia cerebral e todas as suas dificuldades motoras e sociais, ingressando no ensino superior.
Os alunos participam, também, da Oficina Artesanal com o objetivo de desenvolver trabalhos artesanais, com a finalidade terapêutica e social, a oficina tem por metas a sustentabilidade, independência, progresso e geração de renda, desenvolvendo peças decorativas, cadernos, cadernetas, pinturas em tecido e jogos pedagógicos.
Os alunos fazem fisioterapia, terapia ocupacional, equoterapia, fonoaudiologia e estimulação funcional, visando trabalhar a área sensório-motora para torna-lo produtivo e independente, o respeitando como indivíduo integro e global, desenvolvendo sua habilidade motora e visando sua inclusão na sociedade. Desenvolvendo habilitação, reabilitação, prevenção e recuperação, através de recursos lúdicos, recreativos, expressivos e de integração sensorial. A utilização do cavalo proporciona a conscientização corporal do deficiente e a estimulação visual proporciona melhor desempenho para o desenvolvimento global.
A turma observada foi 3º ano com a professora Luciene, 4º ano com a professora Jenifer e 5º ano com a professora Rosangela, elas buscam dar aulas divertidas, desafiadoras e dinâmicas, buscando o desenvolvimento integral de seus alunos.
- CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Integrar – Núcleo de Educação Especial.
Av. Comendador Pereira Inácio, 1.991. Lageado. Sorocaba/SP.
Telefone: (15) 3212-9030.
Responsável: Marcia Bellas Tinoco Tidei.
A estrutura física é uma casa de alvenaria com áreas cobertas e em boa conservação, salas de ensino fundamental I, atendendo em período parcial, possui banheiros para alunos, em perfeitas condições de uso, adaptados para deficiente físico, a cozinha é muito bem organizada e limpa, tendo em sua janela e porta, telas de proteção contra insetos, no refeitório as crianças ficam bem distribuídas em quatro mesas grandes, o local é bem arejado e protegido de sol e chuva, os bebedouros são bem distribuídos e fornecem água filtrada, possui uma área de recreação coberta e um pátio amplo, onde comporta um parque e uma quadra cercada, a horta é bem distribuída e com variedades de legumes e verduras, as próprias crianças, junto com as professoras, fazem o plantio e a colheita das mesmas, e conta com duas arvores frutíferas, os cavalos ficam em um espaço reservado e adequado para os animais.
...