Relato Da Análise Do Projeto Político Pedagógico
Por: sosoregina • 3/10/2024 • Ensaio • 9.277 Palavras (38 Páginas) • 49 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 9
3 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 12
4 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 14
5 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS 16
6 RELATO DA ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 18
7 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 20
8 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 22
9 RELATO DA OBSERVAÇÃO 24
10 PLANOS DE AULA 27
12 RELATO DA REGÊNCIA 36
13 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 39
CONSIDERAÇÕES FINAIS 40
REFERÊNCIAS 41
INTRODUÇÃO
Neste Relatório será apresentado os resultados das atividades desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II do curso de Pedagogia.
O estágio foi um momento de descobertas e de adquirir conhecimento na prática, pois pude aprender o que para mim era um universo desconhecido.
Na busca do aperfeiçoamento e interação da teoria com a prática, aspecto tão importante para qualquer tipo de profissional, em especial o professor.
Através do estágio que passamos a conviver e conhecer melhor o cotidiano dos alunos e professores na escola, podendo assim adquirir novas experiências. Propondo um melhor envolvimento do educando e inserindo-os no meio social, com sabedoria e dignidade, “A prática educativa e tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico e serviço da mudança, ou, lamentável, da permanência de hoje”. (Feire,1996(p.143).
Dessa forma, o presente relatório tem por objetivo demonstrar os dados obtidos através da disciplina de estágio curricular obrigatório II para o curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera, Polo Unic Cuiabá Beira Rio II, Curso de Educação a Distância (EAD), em Cuiabá |MT, realizado na Escola Estadual Rural Santa Claudina, localizada no Distrito de Mimoso no Município de Santo Antônio de Leverger\MT.
O objetivo desse estágio foi aproximar a teoria e a realidade escolar, visualizar suas ações e suas problemáticas, vivenciar os conhecimentos adquiridos durante o curso, assim como refletir sobre quais práticas escolher e como agir dentro de uma instituição ade ensino.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A discussão sobre a temática da interdisciplinaridade tem sido tratada por dois grandes enfoque, o epistemológico e o pedagógico, ambos abrangendo conceitos diversos e muitas vezes complementares. No campo da epistemologia, torna-se como categorias para seu estudo o conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização, a ciência e seu paradigmas e o método com mediação entre o sujeito e a realidade. Pelo enfoque pedagógico, discutem-se fundamentalmente questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar.
A interdisciplinaridade surgiu na segunda metade do século passado em resposta às ume da educação a necessidade de verificação principalmente nos campos das ciências humanas, sobre tudo pela influência dos trabalhos de grandes pensadores modernos como Galileu, Bacon, Descartes, Newton, Darwin e outros. As ciências foram sendo divididas, e, por isso, especializando-se como um movimento contemporâneo que emerge na perspectiva da dialogicidade e da integração das ciências e do conhecimento.
A necessidade da interdisciplinaridade na produção e na socialização do conhecimento no campo educativo vem sendo discutido por vários autores principalmente por aqueles que pesquisam as teorias curriculares e as epistemologias pedagógicas como Frigotto, Morim, Goldmam, Godotti, Olga Pombo, Ivani Fazenda.
A interdisciplinaridade proporciona uma aprendizagem significativa, pois através dela interagem todos os conteúdos, contraindo com sentido lógico, crítico e reflexivo, relacionado á realidade dos alunos.
Através da interdisciplinaridade e fomentado a habilidade de pensamento crítico na sala de aula.
A principal finalidade da pedagogia á a área educativa e a finalidade e ensinar a teoria e a prática, estimular o aprimoramento do saber, ou seja, aplicar e disponibilizar para a sociedade o saber científico.
O tema pedagogia e o papel do educador surgiram na antiga Grécia em Roma. Nesse período o papel do pedagogo era transmitir conhecimento, então, ao longo dos anos, sua função foi se aprimorando, chegando aos dias de hoje como especialista em conduzir conhecimento e práticas educativas em contexto e ambientes variados.
O pedagogo atual, abrangem a educação formal e informal, com suas definições específicas e no papel social, que vai além da sala de aula.
A pedagogia abrangem uma carreira bem mais complexas, dando a oportunidade de exercer a profissão de pedagogo em museu, hospitais, presídios, empresas, meios de comunicação, perito jurídico, etc.
...