TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato Da Análise Do Projeto Político Pedagógico (PPP)

Por:   •  7/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.907 Palavras (24 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        7

4        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        8

5        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        9

6        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        10

7        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        11

8        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        13

9        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        14

10        RELATO DA OBSERVAÇÃO        15

11        PLANOS DE AULA        16

12        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        17

13        RELATO DA REGÊNCIA        18

14        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        20

CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        22

INTRODUÇÃO

A Educação Infantil é uma das etapas mais importante na vida das crianças, pois é onde elas passam a conviver fora do convívio familiar e começam a conviver em ambientes diferentes com pessoas diferentes do seu convívio, fazendo novos laços de amizade e tendo muitas descobertas, sendo essencial para uma boa aprendizagem, pois ela socializa a criança fazendo com que ela desenvolve suas habilidades e tenha um melhor preparo para o seu desenvolvimento escolar, formando um alicerce para a construção de um aprendizado. A criança também precisa de uma educação infantil de qualidade para que ela consiga desenvolver melhor suas habilidades, como um bom espaço, materiais pedagógicos e equipamentos.

Na Educação Infantil, o estágio curricular obrigatório tem o objetivo de proporcionar experiências profissionais ao aluno, visando um aprendizado de qualidade no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque favorecem a oportunidade de experiências na prática, conteúdos acadêmicos e propiciando a aquisição de conhecimento e atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário.

O estágio é de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno, é a primeira experiência e também um momento muito importante na vida do futuro professor. Além disso, o estágio permite que o aluno tem a chance de conhecer mais a fundo sua futura profissão.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

No artigo, o papel do professor e do ensino na Educação Infantil, o psicólogo Vygotsky defende a teoria do desenvolvimento intelectual, segundo a teorista, a evolução cognitiva do aluno se dá por meio de relações sociais, ou seja, lúdicas. Diante disso, o que determina diretamente o progresso da psique de uma criança é a própria vida e o desenvolvimento dos processos reais desta vida.

O desenvolvimento infantil não é determinado por leis naturais universais, mas encontram-se intimamente lidado as condições objetivas da organização social, o que aponta para a impossibilidade de se estabelecer estágios do desenvolvimento psicológico que se sucede em uma ordem fixa e universal, válida para toda e qualquer criança em todo e qualquer contexto e tempo.

Segundo Leontief, nenhum conteúdo dos estágios em sequência no tempo é universal e imutável, pois dependem das condições históricas concretas nas quais se processa o desenvolvimento da criança: “não é a idade da criança, enquanto tal, que determina o conteúdo de estágio de desenvolvimento; os próprios limites de idade de um estágio, pelo contrário, dependem do seu conteúdo”. A análise dos autores, acerca do desenvolvimento psicológico traz implicações diretas para o trabalho pedagógico, evidencia do desenvolvimento das funções psíquicas da criança em relação aos processos educativos, na medida em que se conclui que as funções psíquicas superiores tem gênese fundamentalmente cultural e não biológica, torna-se evidente que o ensino não deve bastar-se na expectativa da maturação espontâneo dessas funções (nem tornar tal maturação como condição prévia para as aprendizagens), mas ao contrário, é responsável por promover seu desenvolvimento.

Torna-se evidente também que odesenvolvimento das funções não está garantido pelo aparato biológico,e pode não acontecer em plenitude se não forem proporcionados as condições educativos adequadas para esse desenvolvimento. Se não forem garantidas esses processos educativos que têm por finalidade promover a apropriação de formas superiores de conduta, a criança não incorpora tais funções em seu psiquismo.

O ensino e aprendizagem são portanto, compreendidos como “fontes de desenvolvimento.” Isso não significa que cada etapa da aprendizagem corresponda a uma etapa do desenvolvimento, ou seja, não a correspondência direta linear imediata entre o ensino e o desenvolvimento de determinada função, no momento da assimilação de alguma operação aritmética de algum conceito científico, o desenvolvimento dessa operação edesse conceito não termina mas apenas começa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (348.3 Kb)   docx (422.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com