Relato Da Análise Do Projeto Político Pedagógico (PPP)
Por: Suzana Giron • 23/4/2024 • Trabalho acadêmico • 6.004 Palavras (25 Páginas) • 51 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 6
3 RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 8
4 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 9
5 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 11
6 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 13
7 RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE 14
8 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 15
9 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 16
10 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 18
11 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 20
12 RELATO DA OBSERVAÇÃO 22
13 PLANOS DE AULA 23
14 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR 26
15 RELATO DA REGÊNCIA 27
16 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 29
CONSIDERAÇÕES FINAIS 30
REFERÊNCIAS 31
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado é fundamental para a formação, é uma forma complementar de ensino e aprendizagem e proporciona a vivência prática das linhas de formação dos alunos.
O estágio visa proporcionar conhecimento sobre o cotidiano das crianças, bem como sobre como está se desenvolvendo o trabalho dos educadores no campo escolar. A implementação do mesmo é de grande importância para o aprendizado dos alunos de Pedagogia, pois graças a ela você tem a oportunidade de conhecer uma das possibilidades de sua atuação profissional.
Por meio da leitura e análise do material disponibilizado, composto por textos e vídeos, foi possível estabelecer o primeiro contato com a docência, por se tratar da primeira etapa do curso. Portanto, o objetivo principal deste trabalho foi investigar a formação e a prática dos profissionais envolvidos na educação infantil. A seguir, são apresentados os resultados das atividades propostas no Plano de Trabalho de Estágio Supervisionado de Educação Infantil.
Neste relatório de estágio adaptado, as atividades relacionadas à pesquisa em educação básica são descritas, a fim de buscar qualidade e ter em mente o maior impacto em ser educador.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Dentre os problemas que permeiam a educação física escolar no ensino médio, um se destaca, a saber, a diminuição da participação dos alunos nas aulas, porém, é de extrema importância analisar os fatores que levam a essa construção na perspectiva de identificar a finalidade da educação física como parte integrante do currículo, através do envolvimento no ensino, a formação de profissionais que trabalham, a história das experiências disciplinares dos alunos e as atitudes das instituições neste contexto.
Para iniciar essa abordagem, faz-se necessário contextualizar o ensino médio como período de formação, citando assim o art. LDBEN nº 35 9394/96, na qual se diz que uma das finalidades do ensino médio é a valorização do caráter dos alunos, incluindo a formação moral e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; entretanto, o ensino médio tem suas particularidades, por exemplo, idade e diferenças culturais sociais podem afetar o significado das relações humanas e o processo de escolarização.
No ensino de educação física no ensino médio, propõe-se a vivência da prática física, com foco na ampliação da compreensão crítica dos alunos e na possibilidade de prática criativa, bem como na autonomia do treinamento físico, agregando e valendo-se do significado da linguagem corporal, e estabelecendo relação individual e coletiva dentro e fora do ambiente escolar.
Nesse contexto, quando se trata de ensinar, no ensino médio os professores devem exercer o papel de mediadores da aprendizagem, porém, mesmo que tenha havido um aumento na formação de profissionais da área de educação física, são pouquíssimas as pessoas que escolhem licenciaturas, portanto, pode-se verificar que os profissionais em lacunas em atender às solicitações inferidas a partir da experiência do ensino médio.
Quanto ao método de ensino da educação física do ensino médio, percebe-se que ele considera não exatamente a proposta de promover a cultura física, mas dá continuidade à abordagem explorada no ensino fundamental, que coloca a atividade em primeiro lugar nas atividades físicas formais de futebol, futsal, vôlei, etc. Vivenciar, e assim poder entender que isso se torna chato para os alunos, não existe uma forma diferente ou provocativa e envolvente de engajar os alunos na aula.
Abordando o fator aluno, sua participação em sala de aula em grande parte se refere ao “prazer” do esporte, não necessariamente entendendo a educação física como parte do processo global de aprendizagem.
...