Relatorio de Estágio Fundamental
Por: Josy Damaceno • 30/4/2018 • Trabalho acadêmico • 6.547 Palavras (27 Páginas) • 200 Visualizações
|
[pic 1] [pic 2]
Ingridi costa prates
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
[pic 3]
[pic 4]
INGRIDI COSTA PRATES
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico: Rosa Amélia Mendes Oliveira Alves
Tutor de Sala: Rodrigo Sousa Ferreira
Vitória da Conquista
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 5
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 6
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
INTRODUÇÃO
No presente trabalho, abordam-se reflexões sobre a importância do Estágio Curricular Obrigatório II em anos iniciais do Ensino fundamental (1°ao 5° ano), e as suas contribuições para a formação docente, considerando os estudos teóricos que foram realizados, relacionando as experiências vivenciadas na prática docente.
O Estágio Curricular Obrigatório II foi realizado na turma do 1° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Rosel Soares, localizada no centro da cidade de Anagé/ba. Em relação a regência também realizada na turma do 1°(primeiro) ano, teve como tema trabalhado “Minha identidade “ englobando os demais: ( meu nome e de meus colegas, meus brinquedos favoritos, minha moradia, meu corpo) . Os temas sugeridos pela professora regente são de suma importância na vida escolar, e por se tratarem de temas atuais e presentes na vida das crianças, o processo de ensino-aprendizagem se torna mais fácil e prazeroso, vale ressaltar que a proposta de ensino foi realizada de forma interdisciplinar.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Escola Municipal Rosel Soares é um órgão público do município de Anagé, que está situado na avenida A, sendo uma instituição de pequeno porte, contendo 24 funcionários, atende 100 crianças com faixa etária dos 04 aos 11 anos , havendo exceções por conter alunos que que foram reprovados, e alunos especiais atrasados, funciona nos períodos matutino e vespertino (De 08:45 ás 11:45 e de 13:00 ás 17;00 horas). Entrega da carta de apresentação e observação do espaço, das salas, das equipes da instituição.
A E.M.R.S, foi fundada em 16/08/1950, é composta por 24 ( vinte e quatro) funcionários ao todo com: diretora, vice-diretora, coordenadora, auxiliar de secretaria, professoras, auxiliares de serviços gerais, porteiro e digitadora.
Foi observada a turma do 1° ano, 06(seis) diais de observação participativa, Ao término dos 06(seis) dias de observação, realização do projeto de regência. Foi escolhido a turma do 1° ano para a intervenção com duração de 06 ( seis ) dias, para cada aula um diário onde foi relatado de forma resumida os acontecimentos de casa dia. Finalizada a intervenção, foi seguido os passos para a realização do relatório de estágio.
A E.M.R.S em sua realidade física funciona em 01 ( um ) edifício, sendo composta por 05 (cinco) salas de aula, 03 (três) banheiros, 01 ( uma) secretaria, 01 ( uma ) sala de coordenação/sala de professores, 01 ( uma ) cozinha e 01 (um) pátio/refeitório. A função social da instituição é voltada à população do município de Anagé, dependendo da disponibilidade de vagas;
A E.M.R.S tem a função de socializar e alfabetizarem a crianças, fazendo com que elas sejam sujeitos letrados e cidadãos conscientes e críticos de seus direitos e deveres, além de incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos. E.M.R.S tem como objetivo alcançar um patamar de qualidade que respeite a dignidade e os direitos das crianças, para que recebam educação de qualidade, priorizando o bem estar de seus alunos.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
Relatos de observações:
Nº 1
Instituição- Escola Municipal Rosel Soares
Data: 13/03/2018
Local: Rua Fidelis Botelho, Centro - Anagé-Ba
Hora de início/termino da aula: 07:45 ás 11;45
Professor (a) regente: Irleina Mendes da Silva
Nível / Ano: 1° ano
Estagiário(a) : Ingridi Costa Prates
O 1°(primeiro) ano do ensino fundamental é o inicio da construção da base escolar da criança, base esta que será levada consigo até sua formação acadêmica.
A sala do 1° ano contém 27 alunos matriculados, sendo 23 frequentes, fica organizada em semicírculo as carteiras de frente ao quadro, decorada com diversos murais (alfabeto, formações silábicas, numerais, calendário, nome da turma, varal de atividades, etc.) Possui uma televisão, som. A professora iniciou a aula cumprimentando a todos que havia chegado e me apresentando a turma, logo em seguida cantamos juntos uma musica de acolhida (bom dia). Após a oração e a chamada, contou a historia “o gato de botas”, as crianças apesar de um pouco curiosas ainda com a minha presença, prestaram bastante atenção na historia e fizeram comentários acerca da mesma se mostrando curiosos, principalmente um aluno especial que havia sido transferido e estava tendo seu primeiro contato com a turma assim como eu. A professora o acolheu apresentando ele aos seus mais novos coleguinhas de classe o deixando bem a vontade. A professora prosseguiu contando as letras do alfabeto móvel exposto na sala, ainda trabalhou as letras maiúsculas e minúsculas, enfatizando letras maiúsculas em inicio de nomes próprios e frases. Houve 20 minutos para a recreação e lanche no pátio.Ao retornar a professora fez a entrega do livro didático da disciplina de matemática contando com a minha ajuda. Prosseguiu realizando uma atividade no livro. Ao termino a finalização da aula e saída dos alunos. A avaliação foi realizada através da observação da professora em relação ao desenvolvimento das atividades propostas.
...