Relatorio estagio ensino fundamental
Por: Luzianalds • 25/4/2015 • Relatório de pesquisa • 2.819 Palavras (12 Páginas) • 1.748 Visualizações
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Glória de Dourados – MS
2014
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado.
Glória de Dourados-MS
2014
SUMÁRIO
IDENTIFICAÇÃO 4
1 – INTRODUÇÃO 5
2 – DESENVOLVIMENTO 7
2.1 Observação e Interação. 7
3 ENTREVISTA COM O RESPONSÁVEL PELO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA. 9
4 PLANOS DE AULA 10
5 REGENCIA....................................................................................................15
5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
BIBLIOGRAFIA 17
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Roselaine Marques Romeiro
RA: 377520
Curso: Pedagogia
Semestre: 5º
Ano: 2014
Início do estágio: 17/04/2014
Término do Estágio: 23/05/2014
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivos:relatar a prática de estágio por professores atuantes na rede municipal de ensino.
Oestágio supervisionado foi realizadono ano inicial do ensino fundamental, no curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Educacional.
Nesse relatório abordamos nossa experiência na escola Municipal Marinha do Brasil, com as crianças do de 1º anocom idade 6 anos, momento em eu estão aprendendo a falar, ler e escrever melhor e com atenção, e a participar de tarefas em grupos.
A Escola Marinha do Brasil localiza-se na Rua Rio Brilhante no Bairro Vila Industrial em Glória de Dourados, uma área considerada periférica porque fica distante do local considerado centro da cidade. Nesse espaço há residências nas proximidades.
A escola atende crianças de pré-escolar 1, pré-escolar 2 até o 5º ano, sendo que há duas turmas de cada, uma turma funcionando no período matutino e outra no vespertino, num total de 7 salas de aula.
A escola é bem conservada, possui boa iluminação e ventilação, o prédio é próprias carteiras, mesas e cadeiras adaptadas às crianças.O total de alunos da escola soma 160.
A escola possui ainda uma sala de professores, uma sala da coordenação, sala da direção com um computador, sala de reforço, sala multifuncional e de vídeo, 2 banheiros (um feminino e um masculino) e cada um possui quatro vasos sanitários reservados, 1 sanitário infantil com vaso, várias pias, e dois chuveiros; no banheiro masculino há também mictório para os meninos.
O corpo docente é formado por 19 professores, sendo que três deles são 1 de inglês, 1 de Artes e 1 de informática, todos com nível superior. Para limpeza e manutenção há um zelador, duas merendeiras e um vigia que atua também como porteiro para garantir a segurança das crianças na entrada e saída da unidade escolar há também um laboratório de informática com 16 (dezesseis) computadores.
A partir de observações no campo de estágio, evidenciamos que os alunos apresentavam dificuldadeemler e escrever e também em falar.
Foram realizadas atividades deobservação da rotina escolar, participação e colaboração em atividades da prática diária e regência em momentos como apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 Observação e Interação.
A observação realizada na escola Municipal “Marinha do Brasil”, na sala do 1°ano deu-se de maneira normal, não havendo qualquer incidente na sala. A maioria das crianças comporta-se de maneira adequada ao seu desenvolvimento conforme os estágios ditados por Piaget, Vigotsky e outros pesquisadores da educação infantil.
Algumas crianças são mais agitadas que outras, porém, todas participam de alguma atividade, sendo que as habilidades e interesses de cada criança vão sendo percebidos.
Ao observar a prática de um educador, invariavelmente diferente de um lugar para outro, por exemplo, o estagiário precisa ter condições de apreender a(s) teoria(s) que a sustenta(m) e poder realizar uma leitura pedagógica para além do senso comum, tendo como base teorias e fundamentos estudados e confrontados com as situações da prática profissional para a produção de alternativas e de novos conhecimentos. Estamos referindo-nos às práxis, à capacidade de articular dialeticamente o saber teórico e o saber prático. (GOMES, 2009, p.75).
A entrada e a saída dos alunos em sala de aula ocorrem de forma organizada. A sala de aula não oferece conforto adequado aos alunos, pois possuem apenas dois ventiladores e poucas lâmpadas, as carteiras estavam todas enfileiradas e a minoria dos alunos utiliza uniforme escolar, possui janelas grandes e as carteiras todas organizadas.
O professor em sala de aula tem total controle sobre os alunos,
...