Relatorio de estagio Lingua Portuguesa
Por: Rnete • 17/4/2015 • Relatório de pesquisa • 2.510 Palavras (11 Páginas) • 757 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA-FACINTER[pic 1]
MARIA CLEIDE DE FREITAS RU - 712600.
MARIA ALCILENE DIAS MONTEIRO RU – 755190.
ROSINETE SILVA PANTOJA RU – 805182.
VALDIRENE RODRIGUES DA SILVA, RU, 735824
RELATÓRIO DE ESTÁGIO- LINGUA PORTUGUESA
ALFABETIZAÇÃO
]
MACAPÁ
2014
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA-FACINTER[pic 2]
MARIA CLEIDE DE FREITAS RU, 712600.
MARIA ALCILENE DIAS MONTEIRO RU, 755190.
ROSINETE SILVA PANTOJA RU, 805182.
VALDIRENE RODRIGUES DA SILVA, RU, 735824
RELATÓRIO DE ESTÁGIO- LINGUA PORTUGUESA
Trabalho apresentado à disciplina de Estágio – UTA - Língua Portuguesa, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.
Tutor Local: Elizabeth Da Costa de Sousa
Centro Associado: Macapá
MACAPÁ
2014
SUMARIO[pic 3]
- INTRODUÇÃO________________________________________________04
- DESENVOLVIMENTO__________________________________________05
- Identificação da Escola Estagiada_________________________________06
- Concepção Pedagógica da Escola_________________________________06
- Descrição e Analise Reflexiva das Atividades de Estágio Supervisionado__07
2.3.1 Caracterização da sala de aula estagiada____________________________07
2.3.2 Professores da turma estagiada___________________________________08
2.3.3 Característica da turma estagiada__________________________________09
2.3.4 Descrição de uma aula acompanhada_____________________________09
2.4 Plano de Estagio________________________________________________10
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS_________________________________________13
REFERENCIAS_____________________________________________________14
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho é um relatório de Estágio – Língua Portuguesa que é de suma importância na vida acadêmica, pois cria um campo de experiências e conhecimentos. Observou-se em loco a realidade dos alunos, professores, pedagogos e de toda a comunidade escolar no que diz respeito ao contexto escolar.
Foram dezoito horas de estagio em sala de aula, na Escola Municipal de Educação Básica Padre Fúlvio Giulliano, que esta há 15 anos com objetivo de atender as necessidades escolar do bairro Fonte Nova no município de Santana-AP e hoje atende media de 430 alunos, nos turnos manhã e tarde.
O estagio supervisionado foi realizado na turma do 2º período de alfabetização do ensino fundamental.
O objetivo do estagio é de observara convivência dos alunos e dos professores em sala, quais as atividades são desenvolvidas com esses alunos para estimula-los no ambiente escolar e saber como é que cada aluno absorva os conteúdos, e a participação de cada um. A importância do estágio para o acadêmico de pedagogia é de suma importância, pois é na prática que se desenvolve realmente o que se aprendeu teoricamente, só nesse contato cotidiano e nessa troca de experiência é que se vai realmente aprimorando o conhecimento adquirido.
Nesse relatório de estágio supervisionado vamos destacar como é o cotidiano dos alunos em sala o acompanhamento dos professores e pedagogo, a forma como os professores conduzem as atividades com eles em sala de aula, o comportamento deles diante das tarefas sugeridas, a forma como e o relacionamento com os demais colegas e com os professores e funcionários da escola, as instalações físicas da escola dentre outros.
2 OS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO
A formação de professores para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental de alfabetização têm sido deficiente no que tange aos conteúdos geográficos e isso têm gerado, entre os profissionais da área uma inquietante na busca por novas técnicas, metodologias e cursos de educação continuada que propõem uma reestruturação dos conceitos básicos para o aprendizado da alfabetização cartográfica. Nesse sentido, a busca de novos caminhos para a formação de professores que atuam na primeira fase das séries iniciais é primordial para as transformações no cenário atual do ensino em nossas escolas. Precisamos estabelecer uma aproximação entre escola, familiares e comunidade para melhor contribuir na formação dos alunos principalmente nas series inicias de alfabetização onde o aluno começa a desenvolver o ensino e aprendizagem.
Segundo Piaget a criança desenvolve seus estudo no processo de construção do conhecimento por isso ela vive em um processo de conhecimento continuo que ocorre no contato da criança com objeto de estudo e também ela passa por diferentes estágios desde o momento que nasce até a fase adulta e que esses estágios sempre serão sucessivos somente haverá diferença nas idades. E ainda apresenta alguns conceitos muito importantes para a educação que são equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desequilíbrio.
O professor é o mediador entre o conhecimento sociocultural presente na sociedade e o aluno. Sendo o processo ensino aprendizagem constituído na interação, o professor está atento e alerta às dúvidas, impasses, curiosidades, formulando sínteses, discutindo significados e ultrapassando limites. ( Naspolini, 1996, p. 189)
]
Segundo o autor Vygotsky diz que é muito importante no desenvolvimento da língua é a interação da criança com os outros que a cercam. É muito importante a interação da criança com as pessoas, pois assim desenvolve mais o falar e o pensamento reflexivo, autor destaca também que é preciso considerar dois níveis de desenvolvimento que são o real e o potencial. O real quer dizer que a criança já sabe fazer algo sozinha de forma independente e o potencial é que a criança ainda não consegue fazer algo sozinha e precisa da ajuda de uma pessoa.
...