Relatório de estagio língua portuguesa
Por: Glaucilene Moreira • 12/2/2018 • Relatório de pesquisa • 5.704 Palavras (23 Páginas) • 804 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
UNIDADE DE CAMPOS BELOS
DEPARTAMENTO DE LETRAS
ESTAGIO SSUPERVISIONADO DE LINGUA PORTUGUESA II
RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO DE
LINGUA PORTUGUESA II
Campos Belos
2011
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
UNIDADE DE CAMPOS BELOS
DEPARTAMENTO DE LETRAS
ESTAGIO SUPERVISIONADO DE LINGUA PORTUGUESA II
RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO DE
LINGUA PORTUGUESA E LITERATURAS II
Relatório elaborado pela acadêmica Glaucilene Moreira Ferreira, como requisito para obtenção da media do 2º bimestre da disciplina de Estagio Supervisionado do 4º ano de Letras, apresentado para a professora Junia Januária Garcia.
Campos Belos
2011
DEDICATORIA
SUMARIO
1 APRESENTAÇÃO
Este relatório tem, entre outras finalidades, expor a experiência do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas, respectivamente a disciplina da prática de ensino, a pratica e desenvolvimento docente nas turmas referidas ao Ensino Médio, realizado na Escola Estadual Felismina Cardoso Batista, sendo a que a observação foi realizados nas turmas do 1º período– turma C –, e 3º período – turmas A e B e C – e a regência com alunos da 3ª série do ensino médio – turmas A e B –, do turno matutino, em Campos Belos-GO
O estágio foi orientado pela professora Júnia Januária Garcia. O estágio foi realizado em momentos distintos, tendo, em primeira instancia o contato com a escola, na qual se fez uma análise e observação do seu funcionamento, bem como de sua infraestrutura; além do conhecimento frente ao Projeto Politico Pedagógico (PPP) da instituição fechando assim nossa observação extraclasse, posteriormente, prosseguimos para a segunda etapa do estagio, relativo à observação das aulas do professor regente, no nosso caso se remete a professora Aline Garcia.
Adiante se faz presente uma analise dos momentos
1.1 FUDAMENTAÇÃO.
“O Estágio Supervisionado é exigência do Currículo Mínimo do Curso de Licenciatura, conforme Lei n.º 6494 de 07/dezembro de 1977, regulamentada pelo Decreto n.º 87,497 de 18/agosto /1982 e deverá ser cumprido pelos futuros profissionais da educação no decorrer do seu curso de graduação. É requisito necessário para o aluno graduado colar grau.O Estágio Supervisionado abrange as atividades que permitem colocar o futuro profissional em contato com o professor, com o Especialista de Educação e com os alunos através da observação, participação e/ou regência de aula.”
De acordo com Passerini (2007, p. 30) “o Estagio curricular Supervisionado é aquele em que o futuro profissional toma o campo de atuação como objeto de estudo, de investigação, de analise e de interpretação critica, embasando-se no que é estudado nas disciplinas do curso […] aquele que busca inserir o futuro profissional no campo de trabalho de modo que este treine as rotinas de atuação”.
Enfim, cabe aqui ressaltar que o Estagio Supervisionado é:
[…] uma importante parte integradora do currículo, a parte em que o licenciado vai assumir pela primeira vez a sua identidade profissional e sentir na pele o compromisso com o aluno, com sua família, com sua comunidade com a instituição escolar, que representa sua inclusão civilizatória, com a produção conjunta de significados em sala de aula, com a democracia, com o sentido de profissionalismo que implique competência- fazer bem o que lhe compete. (ANDRADE, 2005, p. 2)
Portanto o Estagio Supervisionado nada mais é do que uma porta de acesso que direciona ao profissional o contato com seu futuro campo de atuação. A pratica e a ação do estagio, permite a nós estagiários um contato direto não apenas nas salas de aulas, como também com a realidade educacional .
2 ANALISE DA REALIDADE ESCOLAR
2.1 O espaço escolar
O colégio Estadual Felismina Cardoso Batista, localiza – se na Rua Nossa Senhora da Conceição, setor Aeroporto- Campos Belos – Goiás. A instituição foi construída em 1982, sob a lei de criação 8.879 de 16/07/80, com a liderança do senhor prefeito Domingos Antônio Cardoso e do Senhor Governador Ary R. Valadão. Uma instituição idealizada para atender a comunidade deste e dos bairros vizinhos. Vale ressaltar que a mesma recebeu denominação de “Felismina Cardoso Batista” em homenagem a primeira professora de Escola Isolada para moças de Campos Belos, tendo exercido cargo por 30 anos de magistério.
A instituição constitui-se das duas ultimas fases da Educação Básica, ministrando assim o Ensino Fundamental de 2º a 9º ano, (modalidade inclusiva) e o Ensino Médio de 1 º a 3º, ambos os níveis regulares, presenciais. Contando assim com 40 alunos distribuídos em três turnos, sendo 325 Ensino Médio e 515 do Ensino Fundamental.
Em suas dependências administrativas o colégio possui 10 (dez) salas de aula com capacidade para 35 (trinta e cinco) alunos, possui 01 (uma) sala para diretoria, 01(uma) sala para secretaria, 01(uma) sala para professores, 01(uma) sala coordenação, 01(uma) biblioteca, 05(cinco) banheiros femininos e 05 (cinco) banheiros masculinos para os alunos e 01 (um) banheiro feminino e 01(um) masculino para funcionários. Possui 01 (uma) cantina, 01(um) deposito de alimentos, 01(um) galpão coberto, 02(dois) bebedouro elétrico e um simples.
O corpo docente é formado por 100% de nível superior comprometidos com melhoria da qualidade do ensino necessitando de apoio de extensão relativo à sua formação profissional (curso de formação continuada etc.). A diretora da unidade é a senhora Joaniracy dos Santos, cursando pós-graduação, a coordenadora do curso do ensino médio é a senhora Marly Oliveira dos santos, especializada em Educação/ Literatura.
A formação de gestão é democrática envolvendo nesta e sendo alvo de eleições diretas, o diretor, o vice-diretor e o secretario geral, todos eles com atribuições especificadas no Regimento Interno, Regimento que prevê os direitos e deveres de todos os membros da unidade Escolar. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (LDB 9394/96. 1996 Titulo II Art.2)
...