Relatorio de estagio contextos educativos
Por: Michele Martins • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.014 Palavras (13 Páginas) • 467 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
ADRIANA FRANCISCA DE CARVALHO MIGUEL, RU: 597855,
TURMA: 2010/08
ESTÁGIO DE CONTÊXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS
TRÊS LAGOAS-MS
2012
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
ADRIANA FRANCISCA DE CARVALHO MIGUEL, RU: 597855. TURMA: 2010/08
ESTÁGIO DE CONTÊXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS
Relatório de Estágio Contexto e Espaços Educativos apresentado à UTA – Gestão Educacional, no curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba. Tutor Local: Simone Karina Santiago Barros Centro Associado: Três Lagoas.
TRÊS LAGOAS-MS
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................03
2 IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO ESTAGIADO.........................05
2.1 LOCALIZAÇÃO DO ESPAÇO.....................................................................05
2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO.............................................................05
2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO ......................................................................05
3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO ESPAÇO EDUCATIVO..........................06
4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO....07
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................13
REFERÊNCIAS.................................................................................................15
1 INTRODUÇÃO
O aprendizado adquirido através do estágio vem como forma de treinamento possibilitando ao estagiário vivenciar o que lhe foi passado na Faculdade, sua função propriamente dita é aprender com a pratica. Somente pelo estagio supervisionado o aluno pode entender as diferenças entre o aprendizado dentro das salas de aulas da faculdade e o campo de trabalho que ele pretende atuar. O estágio mostra para o aluno como vai ser seu futuro no campo de trabalho as dificuldades e as alegrias que ele irá encontrar pelo caminho, fazendo com que o estagiário possa prever como será sua vida dentro da sua profissão.
Na UTA-Contextos educacionais estudaremos todos os espaços onde a educação pode ocorrer, será demostrado neste relatório que a escola não é e nem pode ser um lugar exclusivo para a educação acontecer.
A diferença entre educação formal e informal é que a educação formal implica em espaços normatizados, com regras e padrões de comportamento pré-definidos e a educação informal acontece em espaços e condições interativas estabelecias coletivamente, conforme diretrizes de informações coletadas, normalmente a participação dos sujeitos é feita por vontade própria, mas ela também pode acontecer devido a circunstâncias do meio em que cada um vive, sua cultura seus costumes. Existe na educação não formal uma intencionalidade na ação, na ação de tomar parte, de aprender e de comunicar ou trocar conhecimentos. O intuito ou objetivo da educação informal é socializar os sujeitos, ampliar costumes, atitudes, condutas, modos de raciocinar e de se expressar no modo de utilização da língua, conforme valores e crenças de grupos. Trata-se do procedimento de socialização dos sujeitos.
O presente estágio foi desenvolvido no período de 31 de agosto de 2015 a 30 de setembro de 2015, na instituição de atendimento a criança e ao adolescente Berço Redenção.
A metodologia adotada para a construção do relatório foi: procurar de um local onde a educação informal acontece; participação em algumas de suas atividades, a fim de conhecer melhor a metodologia adotada; anotação e checagem dos dados coletados; e pôr fim a digitação e formatação deste.
Neste relatório serão abordados os seguintes itens: a descrição do Projeto Pedagógico a fim de, identificar a concepção de educação adotada pelo espaço educativo; as estratégicas de ensino adotadas pelo professor; a identificação do espaço educativo estagiado como sua localização, horários de funcionamento e níveis de atendimento; e a descrição reflexiva dos dados coletados nas atividades de estágio.
O estágio supervisionado faz parte da formação educacional sendo garantido por lei, como um eixo articulador entre teoria e prática. A LDB 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação) estabelece em seu art. 82, que “Os sistemas de ensino estabelecerão as normas de realização de estágio em sua jurisdição, observada a lei federal sobre a matéria”. (Redação dada pela Lei nº 11.788, de 2008)
2. IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO ESTAGIADO
2.1 LOCALIZAÇÃO DO ESPAÇO
INSTITUIÇÃO: Berço Redenção
ENDEREÇO: Rua: São Benedito, Bairro Margem Esquerda
Cidade: Cachoeira Paulista
CEP: 12600-000
Telefone: (12) 3103-2884
E-mail: bercoredencao@gmail.com
2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS:
8h00m às 11hs
E também em caráter assistencial de moradia para menores encaminhados pelo conselho tutelar.
2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO
Atende crianças a partir dos 3 anos até os 15.
Em caráter de moradia de 0 anos até 18 anos completos.
3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO ESPAÇO EDUCATIVO
Em a instituição estagiado o “Berço Redenção”, foi analisado que seu objetivo é organizar um trabalho pedagógico paralelo ao trabalho realizado nas escolas das crianças que ali são atendidas tanto as internas quanto as que participam apenas dos projetos lá oferecidos, ajudando assim na formação das crianças, para que, como cidadãos, às crianças atendidas, sintam-se capazes de desenvolverem-se com autonomia perante a sociedade em que vivem. Procurando mostrar a elas às várias chances diante da realidade em que se encontram. Tem em vista uma relação aberta com a comunidade visando a solidariedade e apoio mutuo, a instituição estagiada, tem várias propostas de atividades participativas com a comunidade e a comunidade escolar que as crianças frequentam, procura não diferenciar os internos do restante das crianças atendidas estimulando um convívio amigável entre eles, a comunidade e os voluntários proporcionam um espaço descontraído e estimulante induzindo uma convivência aceitável e de simples compreensão. Também procurando utilizar de uma forma de educação mais voltada para o lúdico utilizando de jogos, livros, jogos, brincadeiras, etc. Busca ainda a conscientização dos seus funcionários e voluntários sobre o valor das normas regimentais e disciplinares da instituição. As ações previstas para que possa se desempenhar tais metas são bem especificadas no projeto, são projetos realizados com elevado empenho e grandes expectativas de sucesso com total comprometimento da gestão, com maior abrangência nas ações que permitam atender as necessidades de reforço na aprendizagem imediatas das crianças que são atendidas por eles, para que assim que possam aprimorar o ensino já recebido na escola, desempenhando de maneira mais que satisfatória as expectativas criadas para o progresso e concretização das metas determinadas no plano gestor, tanto de curto e longo prazo.
...