Relatorio e pesquisa Teorias de Piaget
Por: vivi010203 • 24/6/2015 • Trabalho acadêmico • 4.297 Palavras (18 Páginas) • 278 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Sabemos que para se ter um melhor resultado no processo de ensino aprendizagem é necessário que o professor lance mão de diferentes recursos didáticos e pedagógicos e contextos formais e/ou não formais de educação o que enriquece e muito a maneira de conduzir o processo educativo dos alunos.
O principal objetivo deste trabalho foi compreender a atuação profissional dos professores e analisar como utilizam os materiais didáticos na sua sala de aula.
Buscamos discutir e observar sobre a importância dos materiais didáticos como ferramenta de apoio do processo de ensino aprendizagem e sua utilização na referida Unidade Escolar.
Como procedimento metodológico foi adotada a pesquisa de campo, na qual seguiu alguns passos básicos para sua realização: primeiramente a definição do local da pesquisa, observação do campo de pesquisa, as quais foram analisadas e relatadas tendo como embasamento para a análise,.
Após a realização da pesquisa elaboramos este relatório, o qual descreve aspectos importantes sobre a utilização de materiais didáticos e acreditamos que servirá como subsídio para diversas pesquisas sobre o tema, contribuindo ainda para a reflexão sobre a importância dos materiais didáticos, também chamados de tecnologias da educação, que têm como objetivo principal estimular a aprendizagem do aluno.
Compreendemos que para que o professor tenha sucesso no processo de ensino aprendizagem é necessário que realize um bom planejamento se apropriando dos mais diversos materiais didáticos e o sutilizando de acordo com o contexto dos alunos para que suas aulas sejam mais divertidas e produtivas tanto para o professor quanto para o aluno.
A pesquisa é importante em qualquer área do conhecimento, uma vez que por meio dela o pesquisadores entra em contato com a realidade beneficiando sua prática profissional.
A pesquisa nos aproxima da nossa realidade e dessa forma vivenciamos situações que servirão como experiências para nossa formação profissional.
Objetivos da Pesquisa e Prática Profissional
- Propiciar os conhecimentos, as habilidades e as
Atitudes requeridas para o processo de ensino aprendizagem;
- Refletir sobre a prática pedagógica;
- Atuar como intelectual crítico na contextualização sociocultural de suas aulas e na transformação social mais ampla;
- Saber trabalhar com as tecnologias da informação e comunicação no que se refere aos conteúdos e recursos didáticos.
2 JEAN-JACQUES ROUSSEAU[pic 1]
Jean-Jacques Rousseau foi um filosofo que criou uma das obras fundamentais da filosofia política ocidental. Nasceu em 28 de Junho de 1712, na Genebra, Suíça e morreu em 02 de Julho de 1778 em Ermenonville, França.Considerado um dos principais filósofos do iluminismo precursor do romantismo.
Sua teoria é que as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos de a razão com vistas a liberdade e à capacidade de julgar.
Para Jean a pedagogia política e um dos instrumentos essenciais de sua pedagogia é o da educação natural: voltar a unir natureza e humanidade. Considerado por vários estudiosos como autor da concepção motriz de toda racionalidade pedagógica moderna, Rousseau vê a infância como um momento onde se vê , se pensa e se sente o mundo de um modo próprio.
Para ele a ação do educador, neste momento, deve ser uma ação natural, a ingenuidade e a inconsciência que marcam a falta da razão adulta. A criança é um ser com característica próprio e a educação deve ser natural, educar o aluno para ser um homem usando a estrutura provida pelo desenvolvimento natural da concepção do aluno. O mestre deve educar o aluno para ser um homem, baseado nas suas motivações naturais.
O aluno somente entraria na sociedade quando a tendência para a socialização surgisse como uma de suas necessidades naturais. Isto aconteceria na adolescência, após o desenvolvimento da razão.
Finalmente ele vai entrar na sociedade educada de uma grande cidade. Ele agora poderá entender o que significa ser um cidadão
TEORICO NASC/MORTE | SINTESE DE SUA TEORIA | CONCEPCAO DA ESCOLA | CONCEPCAO DO ALUNO |
Nasceu em 28/06/1712 morreu em 02/07/1778 | O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. | A criança é um ser com características próprias e a educação deve ser natural. | Marca a racionalidade pedagógica moderna e da liberdade natural. |
3 JOHN DEWEY[pic 2]
Foi um pedagogo e um pedagogista norte-americano. É considerado o expoente Maximo da escola progressiva americana. Nasceu em 20 de outubro de 1859. Berlington, Vermont EUA, morreu em 01 de junho de 1952.
Sua teoria é que a inteligência da ao homem o poder de alterar sua existência. O saber e habilidades adquiridos pelo estudante pudessem ser integrados à sua vida como cidadão, como pessoa, defende a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a manutenção emocional e intelectual das crianças.
A educação esta centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito critico do aluno, o pensamento não existe isolado da ação. A educação deve servir para resolver situações da vida e a ação educativa tem como elemento fundamental o aperfeiçoamento das relações sociais.
O educador deve apresentar os conteúdos escolares na forma de questão ou problemas e jamais dar de antemão respostas em soluções prontas e colocar deveres práticos na educação.
Em lugar de começar com definições já elaboradas, deve usar procedimentos que façam o aluno raciocinar e elaborar os próprios conceitos para depois confrontar com o conhecimento sistematizado.
É reconhecido como um dos fundadores da escola filosófica de Pragmatismo, um pioneiro em psicologia funcional e representante principal do movimento de educação progressiva norte-americana durante a primeira metade do século XX. Uma vez que, para essa escola de pensamento, a idéia só tem importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais.
...