Relatório de Estagio Educação infantil
Por: Eduarda Boscaglia • 13/10/2022 • Relatório de pesquisa • 4.216 Palavras (17 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………….4
1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS…………………………………………………………….5
2. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (ppp)………………………………………….7
3. ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA……………………………………………………...9
4. ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC…………………...11
5. METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS…………...13
6. PLANOS DE AULA……………………………………………………………………...15
considerações finais……………………………………………………………….17
referências……………………………………………………………………………..18
INTRODUÇÃO
O trabalho a ser apresentado corresponde a proposta adaptada do Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil que condiz ao processo de desenvolvimento do trabalho, questões e respostas que proporcionam considerar sobre a conduta do Professor formado em Pedagogia e a forma de praticar com os alunos na qual o estágio está direcionado. Dessa maneira, o estágio tem como objetivo preparar o educador para que ele possa por em prática, de forma correta, na instituição escolar formando alunos.
Percebe-se que os métodos de ensino estão em constante mudança. Com isso, o professor tem a necessidade de investir nas mudanças para seu aperfeiçoamento profissional, buscando pesquisar novos saberes que levam às salas de aula, práticas inovadoras aos alunos, com objetivo de despertar o interesse da criança com a escola.
Na proposta que está contida no estágio adaptado, foi possível compreender a importância da pesquisa na educação porque, enquanto educadores, somos o guia que contribui para a formação, o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. E essa proposta forma o educador para esse fim.
Nesse relatório foram desenvolvidas diversas atividades de cunho extremamente importante como: conhecer a função do professor nas escolas, aprender sobre documentos importantes para o ambiente escolar, metodologias para o melhor desenvolvimento do professor, formas de avaliação do aluno, entender como é a organização do planejamento anual, elaboração de planos de aula com uso de tecnologias e com metodologia ativa, dentre outros.
Com as atividades orientadas do trabalho, me ocorreu a oportunidade de entender um pouco mais sobre como será minha profissão depois de formada e de obter saberes fundamentais para meu aperfeiçoamento, mesmo que seja de maneira adaptada.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Mediante ao texto proposto no Plano de Trabalho Adaptado, cuja a temática é “O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin” os autores trouxeram a compreensão do que é o desenvolvimento infantil e de quais formas que a educação escolar consegue auxiliar, evidenciando o papel do educador e do ensino sobre suas perspectivas.
No que se refere ao papel do professor e da escola no Ensino Infantil, no texto discorre ao fato de que antes as escolas de Educação Infantil e o professor eram vistas para as crianças ora serem preparadas para o Ensino Fundamental ora para caráter assistencial-custodial. Nos dias de hoje, conclui-se que a escola não só tem o objetivo de cuidar das crianças, mas também é o instrumento para o ensino-aprendizagem.
Com isso, o professor teve seu trabalho considerado mais abrangente ao processo de ensino-aprendizagem do que apenas ao desempenho de cuidar. Abrangendo não só o desenvolvimento cognitivo, mas também as relações educativo-pedagógicas. Dessa maneira, o professor em sala de aula faz uso de brincadeiras como estratégia para a prática educativa, uma vez que a criança em idade pré-escolar enxerga o mundo por meio de brincadeiras, sendo estas atividades principais dessa fase. Devido a isso, a escola deve oferecer um ambiente com espaços e materiais adequados para fornecer desafios e diferentes manifestações, sejam elas movimentos, emoções, imaginação, autonomia e conhecimento do mundo, sentimentos, etc.
Ainda no que se refere ao papel do professor, quando inserido em ambiente escolar, é de responsabilidade do mesmo ter características éticas com o ambiente de trabalho, como ter uma boa interação, saber trabalhar em conjunto com outros profissionais de maneira integrada, ensinar e educar as crianças de forma responsável, visando sempre o respeito com a equipe em que se trabalha, com as famílias e com os alunos.
De acordo com o texto, atividades que se relacionam com a leitura tem a capacidade de incentivar a criatividade e a ludicidade para o desenvolvimento da criança, visto que a mesma precisa ter passado por um desenvolvimento infantil bem direcionado e que saiba pensar por meio de esforços mentais.
Destacando algumas ideias escritas pelos autores, Vigotski descreve alguns dos níveis de desenvolvimento que a criança passa quando pequena. Ele ressalta a importância dos estágios psicológicos para o desenvolvimento infantil, fazendo a criança crescer sucessivamente com atividades dinâmicas e situações experimentais que o educador pode inserir em sala de aula.
Além disso, Vigotski afirma que não se pode usufruir da mesma teoria adotada na biologia a respeito da evolução da espécies para explicar o desenvolvimento da criança, onde o mesmo não possui leis naturais universais pré- definidas pela genética e dado em uma condição social e cultural. Os autores Elkonin e Leontiev, possuem pensamentos semelhantes ao concordarem que é preciso levar em consideração a estreita relação entre o desenvolvimento da criança e a sociedade em que ela se insere.
Outra grande citação no texto é a imitação onde é considerado um aspecto fundamental no ensino, na aprendizagem e no desenvolvimento da criança. Para Vigotski, essa é uma das principais ferramentas, apesar de que, nos dias de hoje, é considerada prejudicial no mundo pedagógico. A imitação só é possível se a criança compreender a conduta para depois imitá-la, por isso nem tudo ela pode imitar por as vezes não estar na zona de suas potencialidades intelectuais.
Por fim, chega-se a conclusão que, no artigo, é abordada a importância do ensino no desenvolvimento integral das crianças pequenas por meio da intervenção consciente do educador.
...